De olho na Copa, Codivap debate estratégias para desenvolvimento do turismo
Assunto foi explanado durante reunião realizada na última sexta-feira, em Campos do Jordão; na ocasião, foram apresentados programas sociais para adesão
Mara Cirino
O diretor do Departamento de Estruturação, articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ítalo Oliveira Mendes, foi um dos convidados para participar da reunião do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira (Codivap), realizada na última sexta-feira, em Campos do Jordão.
Na ocasião, ele expôs aos prefeitos presentes os projetos e programas existentes e que podem ser pleiteados junto ao governo federal. O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, único da região que esteve no encontro, destacou a necessidade de desenvolvimento do turismo para a região e que agora outros municípios também estão se despertando para este setor.
“Achei importante o técnico colocar que há recursos para qualificação do turismo nos municípios, confecção de placas informativas e mesmo preparação das cidades para receber bem seus visitantes”.
Presidida pela prefeita de Cruzeiro, Ana Karin Andrade, a reunião do Codiva contou ainda com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia. Ele apresentou as ações e programas da pasta e assinou termos de repasse do recurso do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas), além dos termos de adesão ao Programa São Paulo Amigo do Idoso com 44 municípios integrantes do consórcio. Na ocasião, ele destacou a autorização do governador Geraldo Alckmin para aumentar os recursos para os programas sociais geridos pelo Fundo, após 10 anos sem reajuste.
Com isso, conforme o secretário, para a região do Vale do Paraíba o acréscimo é 64,68%, o que representa a soma de R$ 8,5 milhões, que devem beneficiar mais de 134,5 mil famílias. No total, serão investidos mais de R$ 10 milhões para o cofinanciamento de serviços de atendimento socioassistencial dos municípios do consórcio.
Social
Representando Caraguatatuba esteve a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Eloísa Antunes, que foi em busca de novos convênios para o município e recursos para projetos viáveis.
Com ela, também esteve a secretária de Assistência Social, Rosa de Fátima Rangel França, que destacou programas como Bom Prato, São Paulo Amigo do Idoso e Creche Escola. “Vamos em busca de recursos para esses programas”, adiantou.
O secretário Rodrigo Garcia aproveitou a oportunidade para cobrar celeridade na formalização dos convênios com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). “Faço um apelo para que os prefeitos possam preparar a documentação para que as creches comecem a ser construídas.
O Vale do Paraíba está 100% contemplado com o programa Creche Escola, porém apenas nove municípios formalizaram convênios com a FDE”. Garcia também destacou a criação da Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (Edesp). “A Edesp pretende ser uma escola de capacitação para trabalhadores da assistência social do Estado e, quem sabe, do Brasil. No ano passado, mais de 2 mil pessoas foram capacitadas em aulas presenciais nos cursos da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), alunos, em sua maioria, de gestores municipais”.
fonte imprensa livre