Ainda não são 13 horas quando famílias do Residencial Getuba que participam dos cursos oferecidos pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) de São José dos Campos, estão na frente da unidade móvel aguardando o momento de entrar na ‘sala de aula’.
Com empolgação, os participantes contam das expectativas, sonhos de se aperfeiçoarem ou até mesmo ter uma nova profissão.
Luciana dos Santos, 42 anos, é dona de casa e autônoma. Empolgada, ela conta que pretende fazer todos os cursos que conseguir. “Já fiz de bolo de pote, marmitinha, aproveitamento de alimentos e quero agora o de brigadeiro”. Tudo isso para reforçar o orçamento doméstico e se aperfeiçoar com novas técnicas e reconhecimento.
Márcia Souza Pereira, 51 anos, estava feliz nesta quarta-feira, pois conseguiu a vaga para participar do curso de reaproveitamento de alimentos. “Eu perdi as inscrições, mas estou vindo todo dia para ver se sobra algum lugar e agora deu certo”, comemora ela que vê essa como uma oportunidade de também melhorar de vida.
O jovem Pedro Henrique Bagdonas, 17 anos, quer aproveitar o seu dom na cozinha para seguir a carreira da família. Sua avó é salgadeira e sua mãe era cozinheira profissional. “Sempre ajudei minha avó, adoro cozinhar e agora quero melhorar ainda mais”.
Outra que está se aperfeiçoando é a confeiteira Darlyne Constâncio dos Santos Chagas, 35 anos, que há sete anos apostou em trabalhar por conta e agora aproveita todos os cursos oferecidos pela Prefeitura e Fundo Social para levar o melhor a seus clientes. “Além da parte de culinária, aposto também nos cursos de empreendedorismo e vendas para saber como dar preço ao meu trabalho”.
Nos próximos dias os participantes terão aulas para aprender a fazer brigadeiro gourmet, pães caseiros, lanches e sucos saudáveis, trufas e bombons, além de tortas e salgados.
Até o dia 2 de setembro o foco é nos cursos gourmet na área de culinária. As aulas são conduzidas pela nutricionista Alessandra Mello Gonçalves, com sua ajudante de cozinha Lidiane Aparecida dos Santos.
Para chegar ao conteúdo oferecido, a Secretaria de Habitação recebe as sugestões e demandas da comunidade e busca oferecer aqueles que podem ser rentáveis inclusive na região onde as famílias moram.
A iniciativa faz parte do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) que visa o fortalecimento das famílias beneficiárias em suas condições de vida e de seus direitos, além de contribuir com a melhoria na qualidade de vida delas e o desenvolvimento da cidadania.
Entre as principais ações deste projeto está o acompanhamento sistemático dos participantes através de atendimento individual e familiar em reuniões de caráter informativo e educativo, com o objetivo de melhorar a convivência familiar e comunitária.
Outra ação importante é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social.
O projeto tem oferecido cursos de capacitação desde 2019 e já ajudou muitas famílias na geração de trabalho e renda e melhoria do convívio social.
Ainda serão realizados cursos de servente de pedreiro, aos sábados, nos dias 3, 10, 17, 24 de setembro e 1º de outubro, das 8h às 17h; educação ambiental, no dia 21 de setembro, das 13h às 17h; hotelaria, nos dias 3, 4, 5 e 6 de outubro, das 13h às 17h; e empreendedorismo, nos dias 17, 18 e 19 de outubro, das 13h às 17h.