A Prefeitura de Caraguatatuba e o Sebrae, por meio do Empreenda Já, seguem com inscrições abertas para o público interessado em participar da 5ª edição do Caraguatatuba Empreendedora. Neste ano, o foco é para o desenvolvimento do turismo, por isso a importância da participação nos workshops, palestras e conteúdos inovadores, levados de forma gratuita, para empresários e empreendedores do setor.
Nesta edição serão preparados quiosqueiros e ambulantes que vendem comida nas praias, além de hoteleiros e a comunidade tradicional da Cocanha para a melhor recepção do turista.
Serão três encontros coletivos realizados entre setembro e outubro, conforme o teor do termo de Declaração de Adesão assinado entre a Prefeitura e o Sebrae. Os interessados podem se inscrever pelo link bit.ly/caraguaempreendedora5 até um dia antes do início das atividades.
Ações
Em relação aos quiosques, a ideia é trabalhar a vocação turística do município. Tanto o quiosque, quanto os ambulantes no ramo de alimentação que atuam na areia das praias, são os anfitriões da praia. “A qualidade do produto e serviço prestado impacta diretamente na experiência e imagem que o turista criará da praia e do município”, destaca Cauê Rubio, gestor do Empreenda Já em Caraguatatuba.
O objetivo é atuar sobre proposta de valor (qual experiência o turista quer ter no quiosque), formação de preço de venda, boas práticas de manipulação de alimentos, algumas tendências gastronômicas como sugestão de drinques e porções.
No segmento de ambulantes no ramo de alimentação que atuam na areia das praias serão abordados a importância do atendimento ao turista, a qualidade da entrega dos produtos e serviços oferecidos, boas práticas de manipulação dos alimentos, como formar o preço de venda, fortalecimento da cultura empreendedora e competitividade do setor.
Para as comunidades tradicionais da Cocanha a proposta visa o fortalecimento da cultura caiçara como oportunidade e produto turístico. Desta forma, serão trabalhados o marketing digital (redes sociais e principais plataformas para divulgação), roda de conversa com a Vigilância Sanitária com o intuito de orientar sobre a venda de mexilhões in natura, orientação sobre formação de preço e parcerias com agências e operadores locais para auxílio e criação do roteiro caiçara.
Em relação à rede hoteleira, a abordagem será sobre o perfil do turista alinhado com o calendário de eventos do município, modernização de atendimento e estrutura dos estabelecimentos, as linhas de créditos oferecidas para melhorias e investimentos no setor e cases de sucesso.
Serviços
Inscrição 5ª Caraguatatuba Empreendedora
Período: Setembro e outubro
Serviços: Quiosqueiros e ambulantes que vendem comida nas praias; hoteleiros e comunidade tradicional da Cocanha
Foco: Recepção ao turista
Link: bit.ly/caraguaempreendedora5