A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), através dos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) do município.
O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS, ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).
Cerca de 80 crianças e adolescentes, entre 7 a 12 anos, participam do SCFV em Caraguatatuba. Atualmente, os CRAS Barranco Alto e CRAS Sul estão retomando as atividades de forma gradativa com o público prioritário. Fora eles, todos os outros CRAS de Caraguatatuba já ofertam o SCFV.
O serviço oferece atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, entre outras, de acordo com a idade dos usuários. Além disso, atua como forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
Por fim, o serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.
O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.
A mãe de Kyra Francine Ferreira Otávio, de 7 anos, Marinalva Ferreira de Sousa, conta que o SCFV está contribuindo com o desenvolvimento de sua filha. “Ela está interagindo com as outras crianças e se desenvolvendo melhor. Quando não tem atividade, ela chega até ficar um pouco triste. Estamos aproveitando muito”, disse.
Endereços e telefones dos CRAS de Caraguatatuba no link https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de-desenvolvimento-social-e-cidadania/