Em alusão ao Dia Nacional do Surdo celebrado em 26 de setembro, a Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Educação, realizou atividades recreativas na Emefebs Prof.º Ricardo Luques Sammarco Serra, na Praia das Palmeiras.
O dia começou com a participação da aluna Ketlin Vitória (12 anos), numa ‘entrevista inclusiva’ para a emissora de televisão Rede Vanguarda, afiliada da Rede Globo, contando com a interpretação em Libras do professor interlocutor Alberth de Souza Mattos Muniz e da supervisora Fabiana Matos, como porta-voz do Setor de Educação Inclusiva.
Em seguida, todos os alunos da unidade escolar receberam uma edição da bolacha Passatempo com o alfabeto em Libras, doação do Shibata Supermercados. De acordo com a fabricante do produto, todo o projeto teve participação de funcionários da empresa com deficiência auditiva que se comunicam em Libras.
Outro importante momento foi a integração dos alunos para uma reflexão a respeito da data, dos direitos e da inclusão das pessoas surdas na sociedade brasileira. A atividade foi finalizada com a partilha de um bolo a todos os presentes.
Instituída em 2017, a unidade escolar faz parte da Diretoria de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, sendo a única com ensino bilíngue para surdos no Litoral Norte.
Atualmente, atende 17 alunos surdos e com deficiência auditiva, e conta com uma equipe de sete professores intérpretes de Libras.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou que desde o início do mês de setembro, mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, diversas atividades pedagógicas e recreativas foram realizadas com os alunos, entre Vivência na Equoterapia, visita ao Projeto Tamar, ao Aquário de Ubatuba, cadastro e Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) para a concessão da credencial da cultura.
“Gostaria de parabenizar toda a equipe que integra a Diretoria de Educação Inclusiva pela dedicação e comprometimento no trabalho realizado dia a dia com nossos alunos com necessidades educacionais especiais”.
A programação contempla ainda o encontro estudantil intermunicipal com a participação de estudantes e representantes da escola bilíngue para surdos, EMEF Profª Mª Aparecida dos Santos Ronconi, de São José dos Campos, que visitarão a sede da Secretaria de Educação e o Espaço Aventura, no Centro.
Encerrando o mês, conhecido como Setembro Azul, será realizado no dia 29, a partir das 19h, o II Fórum sobre Surdez e Inclusão com o tema ‘Os desafios da Educação Inclusiva para surdos’. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na página de Eventos da Secretaria de Educação.
A transmissão será a partir das 19h do dia 29 de setembro, no canal Informática Educativa.