O Serramar Shopping recebeu nos dias 23 e 24 de setembro as apresentações culturais da 12ª Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC). Mais de mil alunos se apresentaram nos dois dias de evento. No total, a feira envolveu mais de 21 mil alunos nas 57 unidades escolares da rede
A Flic, que tem como proposta despertar o interesse pela leitura, criar situações literárias e culturais no espaço escolar, com trabalhos voltados a partir de autores da Literatura Brasileira, homenageou, nesta 12ª edição, Ilan Brenman e Luiz Fernando Veríssimo.
Na sexta (23) um dos momentos de ápice foi a visita de Brenman, que é um dos mais conceituados escritores de literatura infantojuvenil da atualidade, recepcionado calorosamente pelas crianças, professores e familiares que prestigiaram o evento.
No sábado (24), o encerramento do evento contou com momentos de emoção no lançamento do livro ‘Eu sobrevivi a uma pandemia’, composto por 70 crônicas produzidas por alunos concluintes do Ensino Fundamental II, durante a pandemia.
Nos dois dias de apresentações o público presente ao Serramar Shopping pode acompanhar diversas apresentações teatrais, danças, contação de histórias, exposição de trabalhos, monólogos, mágico, entre outros.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou que a FLIC proporciona a aplicação de diversas práticas pedagógicas, incentivando e estimulando a leitura, proporcionando momentos de reflexão e aprendizagem com livros, vídeos, participação de autores infantis e protagonismo dos alunos, professores e familiares.
“Além das apresentações no Serramar Shopping, o evento, que faz parte do calendário escolar municipal, também foi realizado nas 57 unidades escolares da rede, envolvendo ao todo, mais de 21 mil alunos”.
Para a professora do Apoio Pedagógico, Alessandra Magalhães, a Flic é a oportunidade de trabalhar autores com livros tão próximos do contexto escolar. “Os professores, mais uma vez, brilhantemente, promoveram aulas bem interessantes. Por meio da leitura tiveram a oportunidade junto aos estudantes de expandir os conhecimentos nas aulas e utilizaram as linguagens artísticas para comunicar os saberes. Ter a visita do autor no evento externo foi um acontecimento ímpar, ficará marcado nas lembranças. Os olhos das crianças brilhavam ao encontrá-lo, tirar uma fotografia ou pegar um autógrafo”, concluiu.
Para quem não teve oportunidade de acompanhar a visita do autor Ilan Brenman na 12ª FLIC, no dia 3 de outubro, próxima segunda-feira, será realizado o II Workshop ‘Da ideia à escrita’, que também contará com a participação do escritor. O evento será online, transmitido através do canal Informática Educativa. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na página de Eventos da Secretaria de Educação.
Como forma de valorizar ainda mais o protagonismo dos alunos, a Secretaria de Educação de Caraguatatuba também programou a exposição de trabalhos em diversos espaços públicos, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Secretarias Municipais, Sabesp, entre outros.
Acesse aqui a lista de locais e datas onde serão expostos recortes dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas durante a 12ª FLIC!
Os registros das apresentações da 12ª Flic podem ser conferidos aqui!