Um grupo de 20 moradores do Residencial Getuba concluiu o curso de hotelaria nesta quinta-feira (6/10). A capacitação foi oferecida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) de São José dos Campos.
Além das aulas teóricas na Capela de São José, no bairro, os alunos tiveram aulas práticas no Hotel Pousada Vivendas Sol e Mar (Massaguaçu); e na Pousada Port Louis, na Tabatinga.
Durante 20 horas/aula, a instrutora de Programas Corporativos do Sesi, Vanessa Faleiros Moro, ensinou aos participantes noções básicas de hotelaria nas funções de garçom, camareira e barman, com ênfase no atendimento ao cliente, comunicação no ambiente de trabalho, postura profissional, ética e boas práticas de higiene.
“Agora esses alunos estão aptos para trabalhar como iniciantes em qualquer uma dessas funções”, explicou a instrutora de Programas Corporativos do Sesi, Vanessa Faleiros Moro.
A iniciativa faz parte do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) que visa o fortalecimento das famílias beneficiárias em suas condições de vida e de seus direitos, além de contribuir com a melhoria na qualidade de vida delas e o desenvolvimento da cidadania. O projeto conta com cursos de servente de pedreiro, educação ambiental, hotelaria e empreendedorismo.
Entre as principais ações deste projeto está o acompanhamento sistemático dos participantes através de atendimento individual e familiar em reuniões de caráter informativo e educativo, com o objetivo de melhorar a convivência familiar e comunitária.
Outra ação importante é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social.
O projeto tem oferecido cursos de capacitação desde 2019 e já ajudou muitas famílias na geração de trabalho e renda e melhoria do convívio social.