O evento de encerramento do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) reuniu mil moradores do Residencial Nova Caraguá II no último sábado (8/10), no Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas (Ciase) “Governador Adhemar Pereira de Barros”, no Travessão.
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) de São José dos Campos, promoveu o Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST), que visa o fortalecimento das famílias beneficiárias do Residencial do Nova Caraguá II através da melhoria na qualidade de vida, geração de renda e do desenvolvimento da cidadania.
O prefeito Aguilar Junior e o secretário de Habitação, Francisco Carlos Marcelino, acompanharam as atividades recreativas e os minicursos promovidos pelos alunos e alunas formados pelo Sesi.
A designer de sobrancelha e manicure, Vitória Raune Rosa Herculano, de 18 anos, disse que é preciso dar continuidade às capacitações oferecidas pelo Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial. “Os cursos dão oportunidade para as pessoas trabalhar, aprender e abrir um negócio próprio. É muito fácil aprender, basta ter força de vontade. Eu já tralhava com isso em casa, mas ainda não tinha certificado. Agora com o certificado em mãos, pretendo arrumar um serviço em um salão de cabeleireiro”, adianta.
O prefeito Aguilar Junior reconheceu o empenho dos profissionais do Sesi e dos servidores da Secretaria de Habitação. “Parabéns a toda equipe que se dedicou neste projeto de suma importância aos moradores do Residencial e a todos os alunos que se esforçaram. Hoje, eles colhem os frutos com um trabalho digno e com uma melhor qualidade de vida”, comemorou.
Desde 2019, o Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial beneficiou 1.000 pessoas com cursos profissionalizantes de assistente administrativo, auxiliar de eletricista, sistema de energia solar fotovoltaica, servente de pedreiro, design de sobrancelha, manicure e pedicure, limpeza de pele, nutrição (culinária), cuidador de idosos, marketing e vendas para negócios sociais, empreendedorismo, educação ambiental (horticultura, compostagem e minijardins) e noções de hotelaria; além de palestras, prestação de serviços, recreação e cultura.