Cerca de 40 adolescentes atendidos nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de Caraguatatuba participaram na última sexta-feira (14/10) da Pré-Conferência dos Direitos da Criança e Adolescente.
Na oportunidade, foram levantadas propostas que serão encaminhadas para a 3ª Conferência Lúdica dos Direitos da Criança e do Adolescente, a ser realizada na próxima sexta-feira (21/10) no Teatro Mário Covas.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, trata-se de um exercício de cidadania para que os adolescentes aprendam a participar de espaços democráticos e que relatem as prioridades para que sejam discutidas na Conferência Municipal. A mediação foi realizada pela equipe técnica da secretaria.
A Conferência Lúdica terá, ao todo, 198 vagas para participação, sendo 30 para estudantes de escolas estaduais, 70 para escolas municipais, cinco para escolas particulares, 10 vagas para estudantes da ETEC, 10 para o Instituto Federal, 15 para representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, 20 para Câmara Jovem, 20 para Guarda Mirim, 15 para organizações sociais e outras três para a Fundação Casa.
Já a Conferência Municipal será realizada em 1º dezembro. As propostas ali aprovadas serão levadas para a 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que ocorre em novembro de 2023 e terá como tema “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
O objetivo é promover ampla mobilização social nas esferas municipal, estadual/Distrito Federal e nacional para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e suas famílias e para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.