Aos poucos o mercado de trabalho vai abrindo as portas, novamente, às pessoas com deficiência (PcD), após dois anos de retração, principalmente por causa da pandemia do novo coronavírus. As PcD também perderam o medo e têm cada vez mais buscado colocação profissional.
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), por meio do Setor de Empregabilidade, tem realizado desde o início deste ano, ações para empregar as pessoas com deficiência que procuram esse serviço.
No primeiro quadrimestre de 2022, o Setor de Empregabilidade prestou 89 atendimentos, 173 encaminhamentos a empresas e efetivou uma contratação. Entre maio e agosto, o número de atendimentos saltou para 206, encaminhamentos para 225 e efetivações de contratações, 20. Somente em setembro foram 26 atendimentos, 38 encaminhamentos e uma contratação.
De acordo com a técnica responsável pelo programa, Maria Elvira da Silva Alves, as parcerias da Sepedi com a Associação Comercial de Caraguatatuba e com o Hospital Regional foram importantes para alcançar o resultado positivo, além da captação direta junto às empresas da cidade realizada juntamente com a outra técnica do setor, Rosana Passos.
“O secretário Amauri Toledo teve a oportunidade de apresentar aos empresários da cidade, na Associação Comercial, as ações que permitem a contratação de pessoas com deficiência, pois cada PcD tem habilidades distintas e podem ser inseridas diferentes atribuições. O mesmo foi feito junto ao departamento de Recursos Humanos do Hospital Regional”, disse Maria Elvira.
Ela, que é fonoaudióloga, explicou que a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho começa com a realização de um cadastro na Sepedi dos interessados; acolhimento e orientações técnicas aos candidatos; recebimento de currículos; capitação de vagas de emprego junto às empresas; seleção e encaminhamento de currículos cadastrados na Sepedi, conforme perfil das vagas ofertadas pelas empresas.
“Após esse processo, prestamos apoio aos contratados e aos contratantes parceiros na fase de adaptação da PcD ao ambiente de trabalho junto às funções a serem desempenhadas e também relacionamento com os colegas”, afirmou.
Todas as pessoas com deficiência que queiram ingressar no mercado de trabalho podem procurar o Setor de Empregabilidade, das 8h às 16h30, de segunda a sexta, na Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira e procurar as técnicas Maria Elvira Alves ou Rosana Passos.
A coordenadora do programa de Empregabilidade ainda faz um apelo aos empresários da cidade: “Façam uma análise se a empresa possui pessoas com deficiência em seus quadros de funcionários. Os líderes e gestores se envolvem com ações de inclusão e diversidade? A empresa possui grupo específico para auxiliar no programa de inclusão? A firma realiza divulgação de iniciativas de valorização da diversidade nas ações de marketing? São reflexões que deixo para construirmos uma sociedade mais inclusiva a todos”.