Sempre acompanhando as novas tendências do mercado de trabalho, o Fundo Social de Caraguatatuba iniciou nesta semana, em parceria com o Senai, o curso de Energia Solar Fotovoltaica, dentro da Unidade Móvel, instalada no Centro.
Com uma estrutura totalmente equipada com sistemas de energia solar fotovoltaicos, o curso promete capacitar os alunos para atuar na área, em qualquer região do mundo. A energia solar é considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável.
Segundo o instrutor do Senai, José Roberto Nascimento, nas primeiras aulas já é ensinado o comportamento da radiação solar no planeta, de acordo com cada região. “São várias técnicas de aplicação e o aluno sairá capacitado para trabalhar onde quiser, seja de forma autônoma ou em alguma empresa especializada na área”, explicou.
Com atuação no ramo há um ano, Paulo Renato Dias, de 32 anos, sempre trabalhou na construção civil e viu na instalação de energia solar um novo nicho de especialização. “Já possuo alguns clientes, mas agora com certificado do Senai, tenho certeza que vou aprender novas técnicas e aumentar minhas opções de trabalho”, contou Paulo.
Já Vinicius Ribeiro da Rocha, de 31 anos, está há dois com instalação de energia solar e já expandiu a clientela para outros municípios. “Quanto mais este trabalho for divulgado, mais oportunidades irão surgir. Obrigado a todos os envolvidos neste projeto, por oportunizar novos meios de atuação no município”, disse.
O curso têm por objetivo o desenvolvimento de competências para avaliação da viabilidade técnica e financeira da implementação de sistemas de energia solar fotovoltaicos, diagnosticando fatores de consumo de energia, identificando tecnologias e equipamentos, propondo soluções de acordo com normas e determinações dos órgãos regulamentadores.
São abordados temas como análise das condições para utilização de energia solar fotovoltaica; importância da implementação de energias renováveis e eficiência energética; fatores de consumo relevantes com possíveis aplicações e uso de energia solar fotovoltaico; funcionamento; dimensionamento; instalação; manutenção, entre outros.
A presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, destaca que todas as qualificações são pensadas e preparadas para atender os interesses da população. “Queremos sempre oferecer as melhores oportunidades para fomentar a geração de renda e o ingresso no mercado de trabalho”, disse.