A 5ª edição do Caraguá Beer Festival encerrou sendo considerado um verdadeiro sucesso de vendas e de público. O evento, realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, ocorreu na Praça da Cultura, onde reuniu milhares de pessoas entre os dias 12 e 16 de outubro, com muita comida boa, música e cerveja artesanal.
Um balanço feito pela Secretaria de Turismo mostrou que, durante os cincos de atração, foram comercializados mais de 20 mil litros de chope – superando os 13 mil da última edição, e quase 500 garrafas de cervejas artesanais, vendidas em estandes e trucks dedicados ao produto e seus diferentes estilos.
Já na área de alimentação, a ‘Vila do Hambúrguer’ foi responsável por servir mais 4,6 mil lanches. Além disso, os amantes da boa gastronomia consumiram cerca de 8.500 porções, entre petiscos e comidas de boteco, incluindo opções elaboradas à base de carnes e aves.
O público também saboreou cerca de 640 litros de sobremesas frias, como sorvetes e açaís, mais de 50 kg de pipoca e outros 5,3 mil itens encontrados na ‘Doce Vila’, espaço dedicado à venda de bolos, alfajores e diversas delícias.
A atração cultural e gastronômica, que reuniu mais de 45 empreendimentos participantes, também movimentou o mercado de trabalho do município. Ainda segundo dados do levantamento, o Beer Festival gerou mais de 165 empregos temporários diretos, para funções de limpeza, cozinha, segurança, apoio logístico e outras áreas.
Toda a programação do evento foi acompanhada de apresentações musicais, com artistas e bandas locais variadas, além de contar com espaço kids reservado para os pequenos. A estimativa da Secretaria de Turismo é que a atração tenha superado mais de 20 mil visitantes.
A secretária de Turismo da cidade, Maria Fernanda Galter Reis, comemorou os resultados do festival. “O evento vem ganhando cada vez mais potência, sendo reconhecido dentro e fora de Caraguá, atraindo cervejeiros e públicos de diferentes partes do país. Todo o sucesso de vendas e visitação nos faz acreditar na consolidação do ‘Beer Festival’ como o maior da nossa região”, destacou.
O evento também refletiu positivamente na movimentação da rede hoteleira, que registrou taxa de ocupação de 70,16% no período de 14 a 16 de outubro, segundo pesquisa realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC) entre os afiliados da Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba (AHP).