Caraguatatuba recebe na próxima segunda-feira (24), encontro com os quatro municípios do Litoral Norte para abordar sobre a prevenção de casos de sífilis na região. A capacitação é voltada aos profissionais da rede municipal de saúde e de laboratórios e ministrada pelos técnicos do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP.
A capacitação será na Secretaria de Educação, às 8h e às 13h30, e tem como objetivo atualizar os profissionais a respeito dos protocolos relacionados à Sífilis, em especial, ao acompanhamento e tratamento da doença em gestantes e nos casos de bebês que nascem com Sífilis congênita (transmitida durante a gestação).
Além disso, promover o diagnóstico precoce em todas as unidades de saúde e assim, possibilitar o bloqueio das transmissões e o avanço da doença.
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios, mas possui tratamento eficaz e gratuito.
O tratamento de escolha é a penicilina benzatina (benzetacil), que pode ser aplicada na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Esta é, até o momento, a principal e mais eficaz forma de combater a bactéria causadora da doença e capaz de prevenir a transmissão vertical.
Segundo a Secretaria de Saúde, a região conta com casos de sífilis congênita, sendo um dos principais problemas o não tratamento, por parte das gestantes, que é gratuito e ofertado em toda a Rede Básica. As consequências de uma gestante com sífilis sem tratamento adequado vão desde o aborto até a má formação do feto.
A ideia da capacitação é a atualização de protocolos de detecção e tratamento e a troca de experiências da rotina diária que demandam mais atenção nos atendimentos da doença.
No encontro serão debatidos temas sobre indicadores regionais, manejo clínico, controle, tratamento, entre outros.