Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba esteve na Praia da Mococa, região norte, nesta quinta-feira (20), para acompanhar a instalação dos contêineres que compõem os novos modelos de quiosque.
O trabalho faz parte do Projeto de Intervenção Urbanística (PIU), que prevê a regularização da praia e também cumpre a decisão da Justiça Federal.
Segundo o cronograma da Secretaria, três contêineres serão instalados ao longo desta quinta-feira. Os locais já receberam a marcação do Registro Imobiliário Patrimonial (RIP) e também foram feitos estudos para recuo das unidades e medidas de distanciamento entre cada um.
Posteriormente, serão feitas adaptações nas estruturas internas para uso do espaço. Os contêineres terão banheiros feminino, masculino e acessível para pessoas com necessidades especiais, além de cozinha e área de trabalho. No espaço exterior, eles ainda terão decks.
A mudança traz confiança a muitos quiosqueiros que trabalham na Mococa, como é o caso de Edson Costa do quiosque ‘O Cigano’. Ele explica que além da segurança, os contêineres também são inovações que poderão alavancar o turismo local.
“A ideia dos contêineres é inovadora, pois além de reduzir os possíveis impactos ao meio ambiente, também aumentam a nossa segurança. As mudanças são necessárias e nos traz inúmeras possibilidades, inclusive em relação ao nosso potencial turístico. Essas readequações podem nos tornar, futuramente, uma praia referência em Caraguatatuba”, disse.
A expectativa também é positiva em relação à alta temporada. Os quioqueiros esperam começar a atuar com a nova estrutura a partir de dezembro.
A ação foi acompanhada de perto por agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, que orientaram no fluxo de veículos pela praia, em especial, próximos dos pontos de instalação.