A Prefeitura de Caraguatatuba firmou uma parceria com a ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam) e participará de ações em prol da despoluição do Rio Tabatinga.
As atividades iniciam nesta terça-feira (8/11) com a promoção de uma oficina educacional, na escola Emei/Emef Pedro João de Oliveira, sobre o problema do lixo e esgoto despejados no rio e no mar. O intuito é despertar o senso crítico e a conscientização ambiental nos alunos e, consequentemente, na população adulta da região.
O evento contará com o apoio da Secretaria de Educação, por meio do Setor de Educação Ambiental, e terá também a participação de dois grandes institutos, o Argonauta e o Supereco.
A oficina será promovida na terça e quinta-feira, dias 8 e 10 de novembro consecutivamente. Começará às 9h e seguirá até às 15h.
A ação faz parte do projeto ‘Despoluição do Rio Tabatinga: Água Limpa + Saúde’, uma iniciativa que visa preservar e despoluir o rio desde a nascente até a sua foz entre as praias da Tabatinga e Galhetas.
O evento será realizado de 8 a 19 de novembro com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos, Saúde e Educação, além dos institutos Supereco, Argonauta, Associação Caraguatás Ambiental, Sabesp e outros voluntários de empresas parceiras.
Cronograma
Dia 8 – Oficina educacional, “Serra, Terra e Mar”, realizada pelo Instituto Supereco. Horário: das 9h às 15h.
Dia 10 – Oficina Educacional “O lixo na casa dos animais marinhos”, realizada pelo Instituto Argonauta. Horário: das 9h às 15h.
Dias 12 a 15 – Exposição educativa na praia Tabatinga (Quiosque do Chileno), sobre a poluição do rio e do mar.
Dia 14 – Limpeza de micro lixo liderada por Gigliardi Ferreira, o “Guardião das Costeiras, na costeira da Mococa/Gaivotas, visando a proteção das tartarugas que frequentam o local.
Dia 19 – Exposição educativa na praia e mutirão de limpeza no rio Tabatinga, costeira das Galhetas, praia e bairros da Tabatinga e Galhetas com apoio das entidades e voluntários.