O trabalho dos guarda-vidas temporários (GVTs) contratados pela Prefeitura de Caraguatatuba para atuarem na Operação-Verão 2022-2023, iniciou nesta sexta-feira (11) em diversas praias do município.
São 24 profissionais selecionados no processo seletivo e no curso de formação que obtiveram treinamento direto do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) para reforçar o atendimento nas praias durante a temporada.
A princípio, os GVTs serão deslocados para as praias do Indaiá, Prainha, Martim de Sá, Capricórnio, Massaguaçu, Cocanha e Praia das Palmeiras.
Segundo o 2º Sargento PM Garcez, que coordenou o início das atividades na praia da Martim de Sá, a expectativa é que o aumento do efetivo colabore com a segurança dos banhistas.
“Tendo em vista que nós trabalhamos em uma cidade litorânea, que tem um crescimento populacional relevante na alta temporada, o serviço dos guarda-vidas temporários é muito importante, pois são vários os casos de crianças perdidas, pessoas que se colocam em risco ao fazer uso de bebidas alcoólicas e ao nadar para muito longe. Por isso, os agentes atuam minimizando o número de ocorrências e, em casos mais graves, o risco de morte”, disse.
Haverá, ainda, o apoio de 13 guarda-vidas por tempo determinado (GVTD), contratados pelo Estado. Eles iniciaram o curso de formação nesta sexta-feira e, em breve, irão atuar em conjunto na operação da alta temporada.
O contrato dos GVTs terá quatro meses de duração, com carga de 40 horas/semanais ou turno de revezamento de 12hx36h, salário de R$ 1.732, além de benefícios como vales transporte, alimentação e refeição.