No feriado prolongado da Proclamação da República, Caraguatatuba recebeu um grupo de 60 pessoas do município de São João de Iracema (SP), que encararam uma viagem de 714 km em 12 horas, muitos para conhecer o mar pela primeira vez.
De acordo com a primeira-dama do município, Edineia Fantini Ribeiro, os integrantes desse passeio são assistidos pelo CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) da cidade do norte do Estado ou pelo serviço voltado à terceira idade.
“Graças a uma parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba por meio de contato com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar, e com o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo, pudemos trazer essas pessoas para um momento de lazer. Nossa imensa gratidão aos dois e ao prefeito Aguilar Junior por essa oportunidade”, declarou Edineia.
A turma chegou no dia 12 e foi recepcionada pelo secretário da Sepedi, Amauri Toledo, na colônia de férias, no bairro Porto Novo, onde ficou hospedada. Em quatro dias os visitantes foram às praias da Cocanha, Martim de Sá, Prainha e Mirante do Camaroeiro.
Aos 63 anos, essa foi a primeira experiência que Eunice Garcia de Souza teve frente ao mar. “Fiquei com um pouco de medo no início, mas depois acostumei e foi muito bom. O passeio foi maravilhoso, fomos muito bem recebidos em Caraguatatuba. Voltei para casa feliz”, contou.
Também foi o primeiro contato de Regina Antônia da Silva de Oliveira, 48 anos, com o mar. “Foi muito emocionante ver o mar, pisar na areia, entrar na água, descobrir que é salgada. O banho de mar traz uma paz, conforto e aconchego. Tudo foi muito perfeito, já quero voltar em breve”, afirmou.