A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoveu durante o mês de novembro, em alusão ao Dia da Consciência Negra, ações de conscientização e rodas de conversas.
Ao todo, cerca de 400 pessoas atendidas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), estiveram participando das rodas de conversas sobre conscientização, além de serem atingidos pelo material montado sobre o tema.
O material teve foco em enaltecer feitos e vida de pessoas negras do Brasil, como por exemplo, Benedita da Silva, Taís Araujo, Joaquim Barbosa, Maju Coutinho, Emicida, Gabriel Jesus, Rebeca Andrade, Seu Jorge, Gilberto Gil, Zezé Motta, Margareth Menezes, Erika Januza, Jennifer Nascimento, Iza, Ludmilla, entre outros.
“É importante se falar da Consciência Negra pelo fato de ainda acontecer preconceitos, o racismo, o bullying nas escolas e que isso acaba machucando as pessoas ou os colegas”, disse Rafael Alves Magalhães, 12 anos.
Marinalva Ferreira, de 47 anos, comentou a importância das ações. “Ensinar as crianças sobre consciência negra é a melhor maneira de acabar com o racismo. As crianças precisam aprender desde pequenas”, relata.
O Dia da Consciência negra é lembrada no dia 20 de novembro. A data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, situado entre Alagoas e Pernambuco, no Nordeste. Zumbi foi morto em 1695 e se tornou símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, além pela luta por diretos.
Você pode encontrar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), mais próximo de sua casa, acessando o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de-desenvolvimento-social-e-cidadania/.