O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, inaugurou neste domingo (4/12) a quarta unidade do Ecoponto, desta vez no bairro Tinga. A estrutura irá receber resíduos sólidos e tem como objetivo combater o descarte irregular de lixo.
O local pode receber equipamentos domésticos, sobras de poda, pneus, óleo de cozinha, resíduos eletrônicos, pilhas, baterias de equipamentos eletrônicos, restos de construção civil e madeiras. São aceitos resíduos gerados até 1m³ por materiais.
A solenidade contou com a presença de secretários e vereadores. Além do Ecoponto, também foi inaugurado o banheiro público para atender a população local, em especial, os frequentadores da tradicional Feira do Rolo, que ocorre todos os domingos no bairro.
A unidade fica localizada entre as Avenidas Rio Grande do Norte e Santa Catarina, na rua principal da Feira do Rolo, e irá contemplar os moradores do bairro e proximidades.
O prefeito Aguilar Junior destacou a importância da obra que promove a prática sustentável e traz melhorias aos moradores. “Esta é mais uma obra proposta e entregue pela minha gestão que fará diferença para Caraguatatuba. O Ecoponto é uma unidade prática, que irá ajudar a população e, com certeza, promover a conscientização ambiental. É uma satisfação poder entregar mais uma obra desta magnitude”, afirmou.
Quanto ao banheiro público, Aguilar Junior ressaltou ser um pedido antigo da população e agora é uma realidade. “É mais uma forma de reforçar que a Prefeitura valoriza a tradicionalidade da Feira do Rolo, agora com mais conforto e higiene aos visitantes”, disse o prefeito.
O Ecoponto possui 797,48 metros² e tem paisagismo, arborização, bancos, calçada, iluminação, lixeiras e caçambas para receber os resíduos. Também possui guarita e controle de acesso para impedir o descarte de materiais ou de volumes diferentes do permitido.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Leandro de Oliveira Caetano, que também esteve presente, comemorou a inauguração e comentou a importância da unidade.
“Estamos entregando mais um equipamento público à população. Uma obra de infraestrutura e de interesse social, que tem uma importância fundamental para nossa cidade, porque além de ter um viés ambiental, também é um ponto de acesso prático e fácil para atender as demandas dos moradores”, disse.
Durante o evento também foi anunciado oficialmente a construção de mais um Ecoponto, desta vez no bairro Perequê-Mirim, para reforçar o atendimento na região sul.