Facebook lança novo feed de notícias e libera filtro para o usuário
Mark Zuckerberg anunciou nesta quinta-feira (07/03) a reformulação do Feed de Notícias doFacebook, na sede da empresa, em Menlo Park, na Califórnia. A nova interface conta com um visual mais limpo e prático para a visualização dos conteúdos, que serão apresentados em abas no topo da página, permitindo que o usuário filtre as informações que vai receber. A ideia, segundo o CEO, é criar uma espécie de “jornal personalizado”. Desde sua criação, há sete anos, o Facebook ainda não tinha realizado uma mudança significativa no Feed de Notícias, que, segundo o CEO, é um dos pilares da rede social.
O que você achou do novo feed de notícias? Comente no TechTudo!
A novidade já havia sido comentada pelo CEO da rede social em janeiro, em uma conferência para analistas financeiros. Zuckerberg havia adiantado que a ideia era criar um feed mais moderno e interessante, com mais espaço para fotos, vídeos e anúncios. “Anunciantes querem coisas realmente importantes, como amplas fotos ou vídeos, e, historicamente, a gente não tem entregado isso”, disse o executivo.
O novo “News Feed”
A novidade representa a primeira grande reforma visual do Facebook do núcleo desde o lançamento da linha do tempo, no final de 2011. De acordo com Mark Zuckerberg, a mudança tem como base a ideia de melhorar a experiência do usuário na rede social, o que também motivou a criação da busca social, em janeiro deste ano.
“O feed de notícias é uma das coisas mais importantes que nós construímos. Nós estamos mudando e ele precisa evoluir com essas mudanças. Além disso, as histórias em torno de você merecem ser exibidas com mais do que apenas texto”, disse o CEO.
Ainda de acordo com Zuckerberg, a mudança do feed de notícias conta com três componentes principais: imagens maiores, múltiplas abas de informações e a consistência móvel. A ênfase nas fotografias e vídeos – que são muito maiores agora – tornam as histórias, contadas pelos usuários, mais visuais.
Se você percebeu que o novo design segue a linha do Google Plus, não se espante. Zuckerberg também está de olho nisso. “Estamos seguindo as tendências de design, e é claro que isso inclui grandes e envolventes fotos e um design limpo navegável”, disse.
Os múltiplos feeds
Seguindo a ideia de organizar o conteúdo publicado e, dessa forma, tornar mais prática a navegação do usuário pela rede social, o novo Feed de Notícias vai contar com mini-feeds, ou seja, abas que irão dividir tudo que é publicado por assunto. O Facebook já disponibiliza alguns tópicos, como “todos os amigos” – onde será possível visualizar as publicações dos contatos -, fotos, músicas, páginas que você segue, jogos e grupos. A novidade também permite que o usuário crie suas próprias abas, organizando o conteúdo da forma que achar melhor.
A divisão de conteúdos vai permitir que propagandas sejam direcionadas para os usuários de forma mais ágil e eficaz, uma vez que as imagens e os vídeos serão apresentados em um tamanho maior. As fotos, por sua vez, serão dispostas como se estivessem em um álbum de fotos, podendo ainda ser visualizadas em tela cheia. Nesta aba, apenas serão exibidas fotos postadas na rede social ou no Instagram – que pertence ao Facebook desde abril de 2012 – por seus amigos e por fan pages.
Além disso, também será disponibilizado um feed musical – que mostrará o que os contatos estão ouvindo, os shows que têm frequentado e tudo relacionado ao assunto -, um feed de notícias de todas as páginas que o usuário curtir e um de games, onde o usuário poderá ter, separado, todos os apps de jogo que ele aceitou na rede social. A novidade também permite que o usuário crie suas próprias abas, organizando o conteúdo da forma que achar melhor.
Segundo Chris Cox, designer do aplicativo mobile da rede, o que o usuário mais gosta de ver será anunciado em primeiro lugar no novo feed. “Se você acessa todos os dias seu feed de música, esse será o primeiro a ser exibido, no topo da página”, disse.
Apresentada por Julie Zhuo, diretora de design da rede social, o espaço para o Feed será maior, afinal, este é o espaço onde as histórias são contadas. “A ideia é permitir que o usuário navegue por onde ele quiser”, afirmou.
De acordo com a designer, a partir de agora, os links que forem muito compartilhados apresentarão, no lado esquerdo, uma miniatura da foto do usuário que a compartilhou. A ideia é aproximar, cada vez mais, os usuários da rede.
Segundo Chris Cox, outra novidade que a rede social vai trazer é a barra de rolagem. A partir de agora, um pequeno botão no topo da página irá indicar a existência de mais conteúdos a serem visualizados pelo usuário. Dessa forma, não será mais necessário “scrollar” a página. A funcionalidade estará presente também na versão mobile do site.
O novo design da rede social será disponibilizado lentamente para os usuários, durante as próximas semanas. Ainda não há uma data oficial para a disponibilização no Brasil. Para os usuários que quiserem testar a novidade, a rede social disponibilizou uma lista de espera. De acordo com as informações da empresa, o projeto deve chegar primeio às plataformas iOS e logo depois ao Android.
A última grande novidade anunciada pela rede social foi a busca por grafos, o Graph Search, lançado em janeiro deste ano. A busca social, que ainda não chegou ao Brasil, foi criada para facilitar a vida de quem usa a rede, oferecendo o resultado direto das buscas – feitas com base nas conexões e dados dos usuários. Além disso, a rede está testando uma nova timeline, semelhante à do Google Plus, que está disponível apenas para usuários da Nova Zelândia.