O balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 739 procedimentos formalizados dos 1.528 atendimentos realizados entre os dias 1º e 30 de novembro, no setor. Desse total, 789 registros eram orientações e encaminhamentos para outros órgãos.
O ranking do 11º mês do ano foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas (financeiros), além da má prestação de serviços de operadoras de internet fixa (serviços).
Em novembro, no Procon foram formalizadas 330 consultas simples; sete atendimentos preliminares; 185 cartas de informações preliminares (CIPs) emitidas e desse montante, 36 finalizadas com acordos e 20 encerradas, canceladas ou tiveram consultas concluídas; 70 reclamações foram abertas com o retorno da CIP, cinco abertas sem o retorno da CIP e uma finalizada como não atendida; 74 reclamações tiveram consulta fornecida ou foram encerradas; 11 atendimentos extra Procon (enviados para órgãos competentes); e 10 cadastros de Nota Fiscal Paulista. Das 69 audiências marcas pelo Procon no mês passado, o fornecedor não compareceu em nove.
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. A queixa também pode ser feita de forma online pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS) ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 12 funcionários.
O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.