Uma chuva torrencial de aproximadamente uma hora, aliada aos ventos fortes e a maré alta provocaram diversos estragos em Caraguatatuba, principalmente na Região Sul do município. Segundo a Defesa Civil choveu 30 milímetros num curto período de tempo, com ventos de até 60 km/h.
As equipes da Prefeitura (Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Obras Públicas e de manutenção da Secretaria de Educação) estão trabalhando no atendimento das ocorrências.
Somente pela Secretaria de Serviços Públicos, um contingente de 80 homens trabalha na limpeza e organização da cidade. Nas ações, são utilizados maquinários como retroescavadeiras, motoniveladoras, caminhões trucados e de hidrojateamento. A expectativa é da remoção de pelo menos 100 toneladas de material nos diferentes bairros, principalmente da Região Sul. A equipe da Sesep continua percorrendo toda cidade para monitorar e atuar rápido atendimento às ocorrências.
A maré alta contribui para a demora no escoamento das águas e, segundo a previsão, só deve baixar depois das 20h.
Ocorrências
Pelo menos nove escolas municipais registraram problemas, seja com alagamentos ou avarias nos telhados. Ninguém ficou ferido.
As ocorrências foram registradas nas seguintes escolas: CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros (Travessão), CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano (Perequê-Mirim), EMEF Euclydes Ferreira (Perequê-Mirim), CEI/EMEI Francisco Assis de Carvalho (Perequê-Mirim), CEI/EMEI Stela da Silva (Travessão), EMEF Jane Urbano Focesi (Perequê-Mirim), EMEF Alaor Xavier Junqueira (Travessão), CEI Maria Carlita (Morro do Algodão) e CEI Célia Rocha Lobo (Perequê-Mirim). A Secretaria de Educação suspendeu as aulas na terça-feira (13/12) nestas unidades escolares.
Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Porto Novo e Perequê-Mirim também sofreram com alagamentos. A UBS Ademir Reis (Perequê-Mirim) está sem energia elétrica e a empresa EDP já foi notificada. Por ora, as unidades seguem com atendimento normal para terça-feira.
O Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE), no bairro Travessão, teve destelhamento e pontos de infiltração. Diante disso, o atendimento no espaço será suspenso até que tudo seja normalizado. Neste período o atendimento será centralizado no PAT Centro, localizado na Rua Taubaté, 520 – Sumaré.
Até às 17h, a Defesa Civil de Caraguatatuba atendeu 15 ocorrências, sendo a maioria por quedas de árvores. Desse total, sete foram em residências no Perequê-Mirim, Jardim Tarumã, Barranco Alto e Porto Novo, cinco em vias públicas como a Estrada do Rio-Claro, Perequê-Mirim, Travessão e Morro do Algodão, e uma em área particular no Travessão. Não houve registro de vítimas.
Em casos graves, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone de emergência 199.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, está acompanhando o atendimento das ocorrências e já determinou que a Secretaria da Fazenda reserve dentro do orçamento valores para serem direcionados para o conserto das avarias. Um relatório da Defesa Civil e da Secretaria de Obras Públicas será emitido para elencar todos os prejuízos.