Composta por 23 peças, sendo 14 obras de arte sacra, com santos com braços articulados e cobertos por mantos; duas cruzes vestidas; três castiçais e quatro banners, a exposição é atração no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina e pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 17h.
Encantando visitantes por onde passa com sua beleza ímpar e tamanha delicadeza, ‘Testemunho da Religiosidade’ nasceu após uma visita do artista Carlo Cury à cidade de Cusco, situada nos Andes peruanos, onde conheceu a Festa das Cruzes, comemoração onde santos e cruzes eram vestidos por mantos lindamente confeccionados pela própria comunidade.
Esses mantos eram uma referência a PachaMama, divindade ligada à terra e à fertilidade, que representa o sentido da vida, o nascimento, a maternidade, presente nas culturas dos Andes, Bolivianos e Peruanos e, também, no extremo norte do Chile, como herança da civilização Inca.
Desta forma, Cury passou a pesquisar a religiosidade e a cultura dos moradores do Litoral Norte paulista e sua conexão com os moradores do Peru, pontualmente, na tradição de “vestir” as imagens dos santos, ornamentando-as com mantos bordados, coroas, resplendores e broches.
Ele destaca que a exposição é resultado de uma árdua pesquisa, somatória de experiências diversificadas as quais passou. Para ele “o apelo ao sagrado feito através das peças museológicas, no contexto da antropologia cristã, é cumprido amiúde, na medida em que o objeto é não o cerne da mensagem, mas a maneira utilizada para demonstrar um conceito de divino”.
Serviço
‘Testemunho da Religiosidade: entre Anjos, Santos e Cruzes’ – por Carlo Cury
Visitação: Terça a domingo, das 9h às 17h – até 15 de abril 2023
Local: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 260 – Jardim Boa Vista, Pindamonhangaba
Mais informações: (12) 3648-1779