Professores de Caraguá terão curso de italiano
O Governo Municipal de Caraguá assinou convênio com a Federação das Entidades Culturais Ítalo Brasileiras do Estado de São Paulo (Fecibesp) e o Consulado Geral da Itália que oferecerão curso de italiano gratuito para 180 professores da rede municipal durante três anos. O objetivo é formar os educadores para que eles possam ministrar aulas do idioma aos estudantes como matéria opcional na grade curricular.
A cerimônia de assinatura do convênio foi realizada no último sábado (9/3/2013), na secretaria de Educação, no Indaiá. Estiveram presentes o prefeito Antonio Carlos, o vice Antonio Carlos Júnior, o cônsul honorário italiano, Giampaolo Bonoro, a coordenadora dos cursos de italiano do Consulado Honorário da Itália em Caraguá, Fabíola Ferretti Buono, secretários municipais, professores, diretores e supervisores.
As aulas começam nesta sexta-feira (15). Os 180 educadores foram divididos em seis turmas. A secretaria de Educação, por meio de circular enviada às escolas, abriu inscrições no período entre 18 de fevereiro e 1º de março. A demanda foi de 547 pessoas, que foram selecionadas por ordem de inscrição.
O prefeito de Caraguá disse que a parceria firmada fortalece uma das propostas de governo que é investir na educação continuada dos professores e alunos.
O cônsul honorário agradeceu ao prefeito pela oportunidade de ampliar o ensino da língua italiana aos professores da rede municipal e, futuramente, incluí-la como matéria opcional na grade curricular. Ressaltou ainda que o idioma é a segundo mais ensinado no mundo devido à história da cultura italiana na pintura, escultura, música, moda e culinária. “Essa experiência proporcionará o enriquecimento pessoal e no currículo tanto dos professores quanto dos alunos”,ressaltou.
A secretária de Educação, Ana Lúcia Bilard Sicherle, disse que, com o convênio, haverá reflexos também na comunidade. “Será um momento para expandir nosso olhar e trazer uma outra cultura e novos conhecimentos para o nosso convívio. No futuro, vamos colher bons frutos desse intercâmbio”, destacou.
Os participantes assistiram também a apresentação de 33 crianças do projeto Canto Coral da Emei/Emef Carlos Altero Ortega, do Morro do Algodão, sob a regência do professor Fernando Montemor.