O Comando do 11º Grupamento de Bombeiros iniciou na terça-feira (3) a preparação técnica das suas localizadas no Vale do Paraíba e Litoral Norte. Cm isso, todos os equipamentos necessários para o atendimento das ocorrências que envolvam catástrofes meteorológicas nessas regiões estão sendo revisados e colocados em plenas condições de uso e operação nas viaturas operacionais.
O Corpo de Bombeiro reforça que o período de chuvas intensas é a época do ano quando ocorre maior parte da precipitação média anual de uma região. Para Caraguatatuba, a média climatológica para janeiro é de 297,4milímetros. “No verão, a ocorrência de precipitações geralmente acontece durante a tarde e primeiras horas da noite e perdura de janeiro até meados de março”, diz a nota da corporação.
Em geral, as altas temperaturas são a principal causa das ocorrências de chuvas intensas, o que pode causar enchentes, inundações e destruições nas cidades.
Diariamente é feito o acompanhamento da previsão meteorológica, juntamente às equipes de monitoramento da Defesa Civil do Estado de São Paulo, de forma a ter homens e mulheres preparados para atuar nas situações mais adversas que possam ocorrer, de forma técnica e tática, zelando sempre pela segurança.
Em caso de chuvas intensas e com risco de deslizamento de terras ou alagamentos, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.