Em ação inédita, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, iniciou na última quinta-feira (5) a entrega de um manual de boas práticas para os profissionais credenciados que atuam com embarcações turísticas e equipamentos recreativos no município.
O objetivo é reforçar e divulgar as principais normas disciplinadoras que regulamentam a exploração comercial das atividades náuticas nas praias da cidade.
Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, a iniciativa visa ainda proteger moradores e turistas de eventuais irregularidades. “Em virtude do grande número de visitantes na alta temporada, a preocupação com esse tipo de atividade comercial aumenta, assim como os cuidados para a prevenção de acidentes. Os prestadores de serviço sempre tiveram essa orientação, mas esse reforço na atenção às boas práticas se faz sempre necessário”, destacou o secretário.
O material impresso está sendo entregue para cada um dos 30 empresários credenciados para o exercício de 2023 a 2025. Além disso, a Prefeitura irá disponibilizar o manual para as marinas e garagens náuticas. O conteúdo também pode ser consultado em www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de-urbanismo/.
As atividades, embarcações e equipamentos náuticos são fiscalizados pela Prefeitura de Caraguatatuba, em conjunto com a Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião, com a finalidade de evitar riscos à integridade física dos cidadãos nas praias do município e respectivas áreas adjacentes.
Entre os serviços regularmente cadastrados na cidade estão atividades como passeio turístico ou recreativo em embarcação, incluindo escuna, barcos a motor e similares, assim como passeio com inflável rebocado, por exemplo, banana ou disco boat, além de aluguel de equipamentos a propulsão humana, como caiaques, stand up paddle, pranchas de surfe, entre outros.