Agentes de trânsito e transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ministraram palestra para cerca de 90 motoristas da empresa Expresso Fênix, concessionária do transporte coletivo de Caraguatatuba. Na pauta, informações sobre regras de trânsito e comportamento junto aos usuários.
De acordo com a secretaria, é importante que os motoristas sejam atenciosos até mesmo em relação ao atendimento dos usuários caso não tenham troco, recebem alguma reclamação e, principalmente, com a legislação de trânsito.
“Eles são importantes para todo o sistema e a Prefeitura de Caraguatatuba visa um bom atendimento para todos os usuários do transporte público”, explica Wagner Leandro, coordenador de Fiscalização de Trânsito e Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão.
Ainda conforme ele, todos os motoristas na ativa assistiram à palestra e puderam tirar dúvidas em relação a algumas situações, como, por exemplo, se flagrar veículo estacionados nas baias de ponto de ônibus. “Importante entrar em contato com a Secretaria que a fiscalização vai até o local”, orienta e acrescenta que mesmo se tiver ocupada, o passageiro tem direito a embarcar ou desembarcar no ponto.
Ainda conforme ele, o comportamento do motorista na direção tem impacto direto na avaliação do usuário, especialmente quanto ao item conforto relativo à dinâmica do veículo. “As decisões que o motorista toma definem seu comportamento na condução do veículo”.
Alguns exemplos apontados durante as dinâmicas de treinamento e que podem ser alvo de reclamação dos usuários são: realização de paradas obrigatórias e as razões que o levam a não realizar as paradas; distância de parada entre o veículo e o meio-fio; velocidade de parada e a de aceleração do veículo; saída com o veículo somente após o último passageiro embarcar ou desembarcar com segurança; modo como realiza as curvas; respeito aos sinais e as ultrapassagens; postura e gestos; forma de prestar informações aos passageiros; respeito ao atendimento a idosos e a outros passageiros com dificuldades de locomoção.