O início do ano esportivo em Caraguatatuba foi marcado pela recepção feita pelo prefeito Aguilar Junior e pela equipe do Corpo de Bombeiros que ministrou uma palestra sobre primeiros socorros para cerca de 70 professores da Secretaria de Esportes e Recreação, por meio do Projeto Nova Onda.
“Faço questão de estar no início do ano de participar, trocar ideias com vocês e a palestra de hoje (sexta-feira) é muito importante. Tomara que não precisemos usar, mas é sempre bom estar preparados para tudo”, incentivou o prefeito.
Ele disse ainda aos presentes que os dois últimos anos foram muito desafiadores e que agora quer melhorar as praças esportivas. “Já pedi para a Secretaria de Obras dar atenção especial para as unidades escolares, praças esportivas e social porque este é o ano de desafio. Só peço um pouco mais de paciência porque vamos enfrentar esse assunto”.
Por fim, ele pediu a dedicação de cada professor. “Quero pedir a vocês dedicação todos os dias, façam sempre o seu melhor”.
Bombeiros
Em seguida, a tenente Érica Ramalho de Macedo, comandante do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, explicou aos presentes sobre a importância de saber fazer os primeiros atendimentos em caso de necessidade. “Trabalhar a prevenção é muito melhor que só o atendimento de urgência”, pontuou.
A iniciativa teve por base pedido da Secretaria de Esportes e Recreação, preocupada com os munícipes que frequentam as diversas aulas das modalidades de esporte oferecidas.
Para o secretário de Esportes e Recreação, Edvaldo Ormindo, trazer esse curso para os professores foi muito importante porque, diariamente, eles estão com atletas de várias idades e estar preparado faz a diferença. “Também espero que não precisem usar, mas estarem capacitados já é meio caminho para um salvamento”.
O treinamento teve a duração de cerca de quatro horas onde foram abordados abordou os assuntos mais comuns de ocorrência em aulas esportivas, como engasgamento, convulsões, epilepsia, insuficiência respiratória e parada cardíaca.
A treinadora do time de Futsal Feminino, Jaqueline Myrian, destacou que o curso foi de extrema importância para todos. “O Projeto Nova Onda foi muito feliz em oferecer esta capacitação aos seus funcionários, visto que conhecimento levamos conosco, independente do local de trabalho e esse curso nos dá a oportunidade de salvar vidas. Apesar de não sermos heróis podemos fazer a diferença quando ministramos de forma correta os protocolos ensinados na capacitação”.
Anna Paloma Carvalho e Bicalho é coordenadora do Projeto Movimente-se, que atende, em média, até 12 mil alunos da rede de sistema de ensino com a ginástica laboral. “Achei de extrema importância adquirir esclarecimentos sobre os primeiros socorros, das etapas de solicitação de socorro com o SAMU e Bombeiros, a diferença entre as equipes de socorristas, como proceder na ligação e identificar as situações de acidentes, principalmente na sustentação básica de salvamento”.