Equipes das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Educação de Caraguatatuba participaram, nesta terça-feira (07), de uma visita técnica ao Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, com o objetivo de conhecer as estruturas e debater atividades de educação ambiental.
A visita foi conduzida pelo secretário adjunto de Meio Ambiente, João Silva De Paula Ferreira, juntamente com a diretora de Projetos, Saneamento e Educação Ambiental, Tatiana Soares Scian, e ambas as representantes do Setor de Educação Ambiental, Tatiane Santos e Daniele Cestaro.
Foram debatidos os planejamentos para uso educativo do parque, abordando os programas e projetos de pesquisas e demais atividades que serão desenvolvidas na unidade de conservação, em especial, visando atividades para os estudantes das escolas municipais.
De acordo com o secretário adjunto da pasta, De Paula, é extremamente importante que haja essa troca de ideias. “Nossa visita ao Parque Natural Municipal do Juqueriquerê teve o intuito de criar ainda mais proximidade entre os setores e trocar ideias e experiências de atividades educacionais que possam ser realizadas com os alunos da rede municipal de ensino”.
Por parte da Secretaria de Educação, estiveram presentes o supervisor de Ensino, professor Bruno Nacano, e a responsável pelos projetos de Educação Ambiental, Mayara Peixoto.
Sobre o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
O parque natural é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral e irá contemplar um Centro de Educação Ambiental que será importante para a preservação da natureza no local, e também será utilizado em atividades de educação ambiental, para a população geral e aos alunos da rede de ensino municipal e particular do município.
Funcionará como importante Centro de Pesquisa e poderá receber pesquisadores de diversas universidades, com interesse em realização de trabalhos em Caraguatatuba, além de fomentar o turismo ecológico, além de um orquidário, um observatório e um deck com vista para o rio.
As obras do Parque Municipal do Juqueriquerê, localizado no Porto Novo, na região sul seguem em fase final. A previsão é que ele seja entregue em abril como parte das comemorações do aniversário de 166 anos da cidade.