A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba encerrou nesta terça-feira (14), o ciclo de palestras da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência realizado em diversas escolas estaduais.
A última escola atendida pelo projeto ‘Educação em Saúde’ foi a EE Avelino Ferreira, no bairro Porto Novo. Mais de 160 alunos de 13 a 15 anos de idade participaram do encontro. Além disso, a unidade escolar articulou a palestra com o tema Carnaval é com Prevenção, abordando sobre os cuidados para evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A redução e prevenção da gravidez na adolescência é uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e também da Estratégia Global para mulheres, crianças e adolescentes 2016-2030, lançada pela organização.
A equipe da UBS Porto Novo abordou sobre a importância da prevenção, através dos métodos contraceptivos fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e destacaram que a gravidez na adolescência é considerada de alto risco, podendo acarretar problemas sociais e biológicos para mãe e bebê. A palestra também alertou sobre os cuidados para evitar HIV/AIDS e ISTs.
Segundo o secretário de Saúde, Gustavo Boher, antes de prevenir é necessário educar os jovens. “Por isso, procuramos de uma forma lúdica e integrada com toda rede de atendimento levar esses assuntos até os jovens, para que de fato possam compreender e buscar o serviço de saúde e assim, evitar diversos outros fatores como violência e abusos”, destacou.