Esporte paralímpico terá programa de apoio e incentivo
O primeiro passo para que Caraguá tenha uma equipe de ponta no esporte paralímpico foi dado nesta terça-feira (19/03/2013). Uma reunião entre esportistas, treinadores, representantes da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e da Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação selou o início do Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paralímpico (Paiep), no município. O encontro foi realizado no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia.
Por iniciativa do Governo Municipal, praticantes do goalball (jogo para pessoas com déficit visual elevado, cujo objetivo é arremessar uma bola sonora com as mãos no gol adversário), natação, atletismo e tênis de mesa vão receber um auxílio financeiro, o “bolsa atleta”, por meio do FIDA (Fundo de Incentivo ao Desporto Amador), e terão horários, técnicos e locais específicos para os treinamentos durante a semana.
A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba, disse que o esporte tem um poder transformador, principalmente na vida das pessoas com deficiência. “No ano passado tivemos atletas que conquistaram medalhas em competições estaduais. Nossa proposta é formar um grupo para competição em nível nacional e quem sabe internacional”, afirmou.
O secretário de Esporte, Nivaldo Alves, disse que a estrutura da secretaria de Esporte está à disposição dos atletas deste Programa. “No futuro, a Prefeitura de Caraguá será exemplo na formação de desportistas paralímpicos. Estes abrirão portas para novas gerações”, disse.
O integrante mais novo do time de goalball, Alexandre Justo da Silva, 11 anos, explicou que a modalidade proporcionou a ele lazer e novos amigos. “Quero me dedicar aos treinos e ganhar muitas medalhas futuramente”, afirmou.
Campeão absoluto do Circuito Copa Brasil de Tênis de Mesa, ocorrido em Brasília, neste mês de março, Marcelo Cardim, 24 anos, vai representar Caraguá em todas as próximas disputas, em 2013. “A próxima etapa desse Circuito será em abril, em Santos. Foi a primeira vez, na história desse esporte no país, que um atleta paralímpico venceu a disputa com atletas sem deficiência. Minha meta é manter essa posição”, garantiu.
O evento contou também com a participação do secretário adjunto de Esporte, Lazer e Recreação, Luiz Carlos de Mello Cardim; do diretor da Divisão de Esportes, Mario Luiz da Silva; do coordenador do programa, Felipe Leite Daniel; dos atletas Cristiane de Siqueira (atletismo), João Vitor da Silva Custódio (goalball), Alec Sandro Moreira dos Santos (goalball), Marcos Wellington de Souza (goalball), Ana Paula da Silva Carvalho (natação), Fabiano de Freitas (natação); e dos técnicos Laércio Júnior, João Flávio Baduca, Kassandra Gisele Ferreira Carrapato, Pedro Henrique Intrieri Norberto Santos, Rodrigo Santos Brandt e Thiago Augusto Intrieri Norberto Santos.
Os interessados em participar dos treinos podem entrar em contato com a secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, na Av. Rio de Janeiro, 860, Indaiá, tel. 3897-7023 ou 0800-7747055.
Treinos
Goalball – terças e sextas, das 18h às 20h, no Ginásio de Esportes Benedito Lippi, Rua Joaquim José da Silva Xavier, 180 – Poiares
Atletismo – terças e quintas, das 18h às 20h, no Cemug, Av. José Herculano, 50 – Jardim Britânia
Natação – segundas e sextas, das 16h45 às 18h, no Cemug, Av. José Herculano, 50 – Jardim Britânia
Tênis de Mesa – segundas e sextas, das 18h30 às 21h30, na Associação dos Servidores Municipais de Caraguatatuba, Av. União das Américas, 380 – Jardim Aruan