Membros do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê visitaram as instalações da unidade de conservação ambiental localizada no bairro do Porto Novo, em Caraguatatuba. A vistoria foi realizada semana passada e marcou primeira reunião de 2023 do órgão formado por representantes de diversas secretarias municipais e segmentos da sociedade civil organizada.
Além da ida a unidade, os membros do conselho tomaram conhecimento da portaria de aprovação do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, assinada pelo secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Leandro de Oliveira Caetano.
O Plano de Manejo tem por objetivo ordenar o território e orientar as ações de gestão para que os objetivos de criação da unidade de conservação sejam cumpridos.
O parque natural é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral e irá contemplar um Centro de Educação Ambiental que será importante para a preservação da natureza no local, e também será utilizado em atividades de educação ambiental, para a população geral e aos alunos da rede de ensino municipal e particular do município.
Funcionará como importante Centro de Pesquisa e poderá receber pesquisadores de diversas universidades, com interesse em realização de trabalhos em Caraguatatuba, além de fomentar o turismo ecológico, além de um orquidário, um observatório e um deck com vista para o rio.
As obras do Parque Municipal do Juqueriquerê, localizado no Porto Novo, na região sul seguem em fase final. A previsão é que ele seja entregue em abril como parte das comemorações do aniversário de 166 anos da cidade.