Cerca de 200 pessoas participaram da 9ª Conferência Municipal de Saúde realizada na sexta-feira (24) e no sábado (25), no Teatro Mario Covas, com o tema ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia’.
A presidente do Comus, Priscila Meyer, se referiu a conferência como um ato de democracia. “É um instrumento de diálogo entre a municipalidade e a sociedade, efetivando o controle social para assegurar o direito dos cidadãos de Caraguatatuba”, disse.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher, destacou que é a oportunidade da população apresentar suas necessidades e disse que o SUS se mostrou muito forte durante a pandemia, um sistema que funciona e pode melhorar. “Seguimos enfrentando novos desafios para escrever história a nível municipal, estadual e federal e assim, fortalecer o sistema com atendimento digno a todas as pessoas”, concluiu.
O primeiro expositor foi o secretário executivo do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo, Ricardo Chaves, que apresentou o movimento desde o início da primeira conferência e a importância da participação popular.
Em seguida, o diretor técnico de saúde da Diretoria Regional de Saúde, Marcos Barreto fez uma breve explanação dos próximos passos, onde o município será representado na conferência regional realizada no dia 28 de abril, com a participação de 39 cidades.
Os trabalhos continuaram no sábado (25) com a palestra da secretária adjunta de saúde, Derci Andolfo, que explanou sobre o Sistema Único de Saúde de Caraguatatuba, desde o funcionamento da atenção primária até a alta complexidade.
Caraguatatuba possui 14 Unidades Básicas de Saúde do Perequê-Mirim a Tabatinga; 14 equipamentos de média complexidade; três Unidades de Pronto Atendimento e um hospital para urgência e emergência e cinco bases do SAMU. “O município também conta com a retaguarda do Hospital Regional do Litoral Norte e na alta complexidade, o Instituto de Nefrologia em parceria com o Governo Federal; além do atendimento oncológico, saúde bucal, controle de zoonoses e uma gama de investimentos que ultrapassam R$ 218 milhões no ano”, destacou Derci.
A 9ª Conferência Municipal de Saúde consolidou a eleição de 12 delegados, sendo seis usuários de saúde, três trabalhadores da saúde e três gestores ou prestadores de serviço que irão representar o município na etapa regional. Posteriormente será realizada a 9ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo e a 17ª Conferência Nacional de Saúde.
O encontro foi realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde (Comus).