A EMEFEBS Professor Ricardo Luques Sammarco Serra, localizada no bairro da Praia das Palmeiras, em Caraguatatuba, realizou na segunda-feira (24/4) um evento em alusão ao Dia Nacional da Lei de Libras.
Na primeira escola bilíngue do Litoral Norte, os professores intérpretes de libras apresentaram uma dramatização sobre a importância da língua de sinais na rotina de um estudante surdo, como forma de desenvolvimento da aprendizagem e socialização.
O Dia Nacional da Libras é comemorado em 24 de abril, pois nessa data, em 2002, que a Lei 10.436 reconheceu a língua brasileira de sinais como meio legal de comunicação e expressão. A lei foi explicada a todos os presentes, entre alunos e professores da escola.
“Há mais de duas décadas, a lei foi promulgada com o objetivo de reconhecer a Língua Brasileira de Sinais. É importante reafirmarmos nosso compromisso em promover a igualdade de direitos e oportunidades para as pessoas surdas. Devemos trabalhar juntos para garantir que a acessibilidade linguística seja uma realidade em todas as áreas da sociedade, para que os surdos possam participar plenamente da vida em comunidade, sem barreiras de comunicação. Esta luta de fazer a lei acontecer é de todos nós”, destacou a diretora Josiane Alcântara.