Caraguá é contemplada com Ponto MIS na Videoteca Lúcio Braun
O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som de São Paulo e da Secretaria de Estado da Cultura e visa a criação de espaços alternativos para promover o acesso ao cinema e a formação de público.
A Videoteca Lúcio Braun, localizada no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, em Caraguatatuba, foi contemplada com o Ponto MIS, um programa do Museu da Imagem e do Som de São Paulo em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, realizado por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Governo Municipal e recebe a partir de abril, uma programação gratuita com exibição de curtas e longas-metragens, além de oficinas audiovisuais.
O programa tem o intuito de levar a espaços alternativos atividades culturais que atraiam o público de todas as idades, democratizar o acesso ao cinema a fim de contribuir para a formação de plateia, difusão de filmes e estímulo à produção local em diversas cidades do Estado de São Paulo.
Em abril, o programa oferece uma série de filmes, além da Oficina audiovisual “Documentário – A Formação de uma Identidade” com a doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC, Paola Prestes. A oficina tem como objetivo apresentar o documentário como uma ferramenta de construção da identidade. Serão apresentados os conceitos básicos, a possibilidade de desenvolver um olhar sensível e crítico, as implicações do registro de conhecimento em um suporte audiovisual e as questões éticas dentro dele. A Oficina será realizada no dia 10 de abril (quarta-feira), das 18h às 22h na Videoteca Lúcio Braun e as inscrições devem ser feitas até o dia 9 de abril na Sede da Fundacc (Rua Santa Cruz, nº 396, no Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 13h30 às 17h30.
A Videoteca Lúcio Braun está localizada no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, nº72, no Centro. Mais informações: (12) 3897.5661. Confira abaixo a programação e as sinopses:
Dia 2/4 – terça-feira – às 19h
Programa 2 (“Pimenta” e “O Contador de Histórias”)
Dia 3/4 – quarta-feira – às 19h
Programa 8 (“Desentralha S.A.” e “A Profecia dos Sapos”)
Dia 13/4 – sábado – às 15h
Programa 2 (“Pimenta” e “O Contador de Histórias”)
Dia 14/4 – domingo – às 15h
Programa 8 (“Desentralha S.A.” e “A Profecia dos Sapos”)
Dia 17/4 – quarta-feira – às 19h
Programa 8 (“Desentralha S.A.” e “A Profecia dos Sapos”)
Dia 19/4 – sexta-feira – às 18h
Programa 2 (“Pimenta” e “O Contador de Histórias”)
Programa 2
Pimenta (direção Eduardo Mattos, 2010, 13 min)
Elenco: Sandra Corveloni, Gustavo Mattos, Eduardo Melo, Ricardo Bittencourt, Rogério
Brio, Lílian Blanc e Júlia Paladino Lobo.
Interior da Bahia. Anos 60. Não fosse a garrafa de pimentas que seu pai ganhara de presente, seria uma tarde qualquer para Zeca. Era uma garrafa linda, mas muito perigosa. Ele tinha que se livrar dela.
Classificação livre.
O Contador de Histórias (direção Luiz Villaça, Brasil, 2009, 100 min)
Elenco: Maria de Medeiros, Malu Galli, Jú Colombo, Marco Antonio, Paulo Henrique,
Clayton dos Santos da Silva, Cabelinho de Fogo e Chico Diaz.
O filme relata a trajetória de Roberto Carlos Ramos que, nos anos 1970, é deixado pela mãe em uma entidade assistencial. Considerado irrecuperável pela diretora da entidade, para a pedagoga francesa Margherit Duvas, Roberto representa um desafio.
Determinada a fazer do menino o objeto de seu estudo, ela tenta se aproximar dele, fazendo surgir uma relação de amizade e ternura, que coloca em xeque a descrença de Roberto em seu futuro.
Classificação 12 anos.
Programa 8
Desentralha S.A. (direção Maurício Castaño, 2010, 11 min)
Dois irmãos são obrigados pela mãe a desaparecer com o desenho maravilhoso que fizeram na parede do quarto. Quem poderá ajudá-los nessa tarefa impossível?! Desentralha S.A.! Essa empresa mirabolante tira as crianças de qualquer encrenca.
Classificação livre.
A Profecia dos Sapos (direção Jacques-Rémy Girerd, França, 2003, 90 min)
Quarenta dias e quarenta noites de chuva – o mundo já viveu um dilúvio desses e, agora, está acontecendo tudo novamente. Os sapos, que anunciaram a catástrofe, tentam alertar os humanos. Fugindo da chuva, os vovôs Ferdinand e Juliette levam o netinho Tom e a amiguinha Lili para um enorme celeiro, que depois do temporal se transforma em uma Arca de Noé improvisada. Nessa inacreditável casa flutuante, eles reúnem os animais da fazenda e os bichos do zoológico da vizinhança. O mundo é
inundado e tudo que eles têm para comer são 28 toneladas de batatas. Animais carnívoros e herbívoros precisam viver em paz para sobreviver. Como fazer? Inicia-se uma fantástica e divertida aventura.
Classificação livre.
Oficina Audiovisual “Documentário – A Formação de Uma Identidade” com Paola Prestes
A oficina tem como objetivo apresentar o documentário como uma ferramenta de construção da identidade. Serão apresentados os conceitos básicos do documentário, a possibilidade de desenvolver um olhar sensível e crítico, as implicações do registro de conhecimento em um suporte audiovisual e as questões éticas dentro dele. Serão feitos exercícios práticos envolvendo a elaboração de uma pauta de entrevista e a gravação de quatro depoimentos capturados por celulares e câmeras fotográficas, que serão assistidos por todos em sala de aula. 20 vagas. A partir de 14 anos.
Paola Prestes é Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC, graduou-se em Artes Plásticas pela FAAP e fez pós-graduação em Cinema Documentário na FGV. Dirige a produtora independente Serena Filmes desde 2001 e dirigiu o longa-metragem “Flávio Rangel – O Teatro na Palma da Mão”. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Cinema Documentário. Leciona e realiza seminários como professora convidada nos cursos de pós-graduação de Rádio e TV da FAAP e de Branding, do IED.