Cerca de 300 pessoas envolvidas na rede de proteção das pessoas com deficiência participaram nesta quinta-feira (11), do 1º Fórum Municipal Intersetorial, realizado no Teatro Mario Covas.
O evento teve como tema norteador “A importância da Rede de Proteção na Inclusão com o Trabalho Intersetorial”, das Secretarias de Educação (Seduc), Saúde (Sesau) e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).
O secretário de Saúde, Gustavo Boher, explicou que após vários encontros com as secretarias envolvidas foi possível desenvolver o Fórum, com objetivo de oferecer mais agilidade no atendimento ao munícipe de Caraguatatuba, e com mais interação entre as pastas envolvidas.
Para o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, a partir do evento e com a apresentação do fluxo de atendimento de cada secretaria, será possível um olhar mais especial para essa população, sempre uma complementando a outra.
O presidente da Câmara, Tato Aguilar, destacou a parceria do legislativo nos projetos de inclusão do município. “É um evento para otimizar o atendimento, com mais respeito e atenção aos usuários dos serviços”.
O prefeito Aguilar Junior parabenizou pelo trabalho em conjunto de todos os setores da administração municipal e reforçou que a população tem que continuar sendo atendida da melhor forma. “Parabéns a todos os envolvidos por essa iniciativa em sempre oferecer o melhor à população”, disse.
Os trabalhos seguiram com apresentação e organização dos fluxos de atendimento das secretarias que realizam o atendimento direto à população com deficiência.
A partir de agora, será feito um trabalho de envolvimento com outras secretarias como social, esportes e cultura, através da Fundacc, na preparação, organização e de como melhorar o acolhimento à pessoa com deficiência, além de definir a evolução do atendimento da família e cuidadores.
O encontro ainda contou com apresentação do Corpo de Baile da Fundacc; palestra Clínica Escola de Santos com a coordenadora Thamyres Silverio Figueiredo; mesa redonda com tema “Família como coterapeuta e práticas parentais”, com a participação dos especialistas Tatiana de Almeida Pereira Pinto, Fabíola Bendo Paiva e Marcelo Araujo Pinto; e a palestra “Legislação” com o procurador municipal Danilo Augusto Reis Barbosa Miranda e Silva.