A partir desta terça-feira (16), pessoas com mais de seis meses de idade podem se vacinar contra gripe em Caraguatatuba. A recomendação é do Ministério da Saúde em virtude do aumento de internação de infecções respiratórias e do estoque de doses de vacinas.
#PraTodosVerem: Profissional de saúde aplica vacina em paciente (Foto: Divulgação/PMC)
A imunização contribui na redução dos atendimentos ambulatoriais, internações e absenteísmo durante o período do outono e inverno, onde as doenças de transmissão respiratórias são mais frequentes e as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados ou com pouca ventilação natural, o que somado aos fatores apontados acima, facilita a transmissão do vírus de uma pessoa para outra, é o que destaca a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.
O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, exceto da Tabatinga, das 8h às 16h30. É necessário levar documento com foto e a Carteira de Vacinação.
Segundo a Secretaria Saúde, a vacina contra o vírus influenza não provoca gripe. As doses são compostas por vírus inativados, e não podem induzir o desenvolvimento da doença. Em algumas pessoas podem surtir efeitos como sensação de dor no corpo ou febre baixa, que em poucos dias desaparece.
A vacina é segura, efetiva e pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional. A dose protege contra as novas cepas do vírus H1N1, H3N2 e tipo B.