Menos de um mês depois da instalação, algumas unidades dos novos playgrounds instalados pela Prefeitura de Caraguatatuba já sofreram com vandalismo.
Foram instaladas unidades na Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Centro), ao lado do Quiosque do Flávio (Centro), Praça Geraldo Pereira da Costa (Travessão), Praça Dr. Mauro Fortes de Moraes (Massaguaçu) e ao lado do Parcão (Martim de Sá).
Brinquedos danificados, outros soltando os encaixes e até parafusos retirados utilizando chaves puderam ser observados numa fiscalização, entre eles, nos brinquedos da Praça Geraldo Pereira da Costa (Travessão) e no Parcão da Martim de Sá.
As ocorrências se devem, principalmente, a má utilização dos brinquedos por pessoas jovens ou adultas, uma vez que os equipamentos foram projetados para uso infantil.
A Prefeitura de Caraguatatuba ressalta que fará apenas manutenção periódica dos equipamentos, ou seja, se os mesmos forem quebrados não serão substituídos pela administração.
Os playgrounds são compostos por um circuito de atividades com escorregadores, escaladas, tobogãs e são compostos de cinco torres. Eles são feitos de madeira plástica. A troca dos equipamentos nestes locais foi uma antiga reivindicação dos moradores.