A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop), promoveu 50 palestras de prevenção aos acidentes de trânsito em empresas e escolas de Caraguatatuba durante o mês de maio. A ação da Semop integrou o Movimento Maio Amarelo “No trânsito, escolha a vida”, que chama a atenção de vários segmentos da sociedade para o alto índice de mortos e feridos nas estradas do Brasil e do mundo.
Estudantes de escolas municipais e estaduais também vivenciaram atividades práticas do Programa Trânsito Legal da Semop e do SP Mirim da Polícia Rodoviária do Estado. Motoristas das empresas Engelmig Energia (terceirizada da EDP), EDP Bandeirante e Transcopa receberam a visita dos servidores do setor de Educação de Trânsito.
O agente de trânsito e sociólogo, Luber Castigliola da Silva, responsável pelo setor de Educação de Trânsito, ensinou ética no trânsito apresentou regras, deu dicas de segurança, destacou comportamentos adequados ao volante e a falha humana como uma das principais causas de acidentes automobilísticos, perfazendo 94% dos casos com mortes.
“Iniciativas que enfatizam a educação no trânsito são muito importantes não só para os motoristas profissionais e condutores em geral, mas para as próprias crianças que passam atuar como agentes multiplicadores da mensagem do Movimento Maio Amarelo”, reconhece o secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giogetti.
Anualmente a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão promove a campanha Movimento Maio Amarelo para conscientizar os munícipes sobre práticas e atitudes que contribuem para um trânsito mais seguro e responsável. O tema de 2023 foi “No trânsito, escolha a vida”, definido pela Resolução nº 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão fica na Rua Irmã São Francisco 83 – Caputera. O atendimento ao público é das 8h30 às 16h30. Mais informações pelo telefone (12) 3886-6080.