Após um pedido da Prefeitura de Caraguatatuba, a concessionária Sabesp iniciou as obras de implantação da rede coletora de esgoto na Rua José Augusto dos Santos, localizada no Loteamento Balneário Maria Helena, Região Sul do município.
Serão implantados no local mais de 250 metros de rede coletora, beneficiando 22 imóveis ou quase 100 pessoas. A obra, que deve durar aproximadamente 60 dias, é uma antiga reivindicação dos moradores.
O Loteamento Balneário Maria Helena esteve embargado desde 2005 pela Justiça, porém após incessantes tratativas da Prefeitura de Caraguatatuba com o Ministério Público e o Judiciário, houve autorização para o desbloqueio da área em 2017. Durante o período, muitos moradores não conseguiam solicitar, por exemplo, a ligação de água e luz para seus terrenos ou casas.
Em 2020, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou o processo de regularização fundiária do local entregando 604 títulos de propriedade, devidamente registrados no Cartório de Registro de Imóveis. A partir daí, os investimentos em infraestrutura começaram a chegar.
Para o prefeito Aguilar Junior, graças ao Programa de Regularização Fundiária é possível levar a infraestrutura necessária aos moradores da área. “O primeiro passo foi a segurança jurídica e depois os investimentos chegaram, como água, luz e agora o esgoto”, disse.