Criada em 18 de junho de 2018 por meio do decreto do prefeito Aguilar Junior, a Guarda Mirim de Caraguatatuba se prepara para formar a sua 5ª turma de 2023 com 56 alunos.
De lá para cá, 206 alunos já se formaram dentro do programa e, deste total, 161 tiveram oportunidade de emprego e 21 estão em processo de contratação nas secretarias e autarquias municipais ligadas a Prefeitura de Caraguatatuba.
Na 4ª turma, por exemplo, dos 47 alunos, 23 deles já estão trabalhando, 21 aguardam contratação até o final do mês e três optaram por não trabalhar por vontade própria ou da família.
A Guarda Mirim de Caraguatatuba é um projeto socioeducativo regulamentado pelo Decreto nº 895, de 18 de junho de 2018. Tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã dos adolescentes. Durante a formação, os ‘Aspirantes a Guarda Mirim’ recebem uniformes, vale transporte e refeições.
Segundo o diretor do projeto, Daniel Ribeiro de Souza, a Guarda Mirim é um programa que vai preparar o aluno para toda vida. “É um programa q garante empregabilidade a 100% de quem se forma e opta em querer trabalhar”, explicou.
Já a secretária de Educação, Márcia Paiva, ressalta que o projeto forma cidadãos. “É muito bonito ver um aluno que passou pela gente e hoje está no mercado de trabalho. Isso mostra que o programa vem sendo bem feito”.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, destaca que a Guarda Mirim é um dos projetos em que mais se orgulha. “Com certeza é uma das melhores experiências da vida destes estudantes. Os alunos viram referência na comunidade em que vivem e trabalham nos auxiliando nos prédios da Prefeitura de Caraguatatuba”, concluiu.