Caraguatatuba é uma das cidades que mais crescem em percentual de população no Litoral Norte e uma prévia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2023 aponta Caraguatatuba com uma população acima de 130 mil pessoas.
O município tem percebido um crescimento também da população idosa nos últimos anos e em comparativo com os dados do IBGE de 2010, os moradores acima dos 60 anos passaram de 11.305 em 2010 para 18.037 em 2023.
Durante a pandemia, a Prefeitura de Caraguatatuba percebeu um aumento na violência contra idoso, seja ela física, psicológica e até financeira.
E somente no primeiro quadrimestre de 2023, segundo dados da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), foram mais de 100 denúncias realizadas, com atendimento de 68 casos confirmados de idosos vítimas de violência, abandono ou exploração.
Mas esse número reflete também o trabalho de busca ativa dos casos, seja pelos atendimentos feitos nos equipamentos de saúde (Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, Centro de Apoio Psicossocial) como também a visita de técnicos especializados.
A Prefeitura de Caraguatatuba possui uma rede de proteção forte que envolve diversas secretarias para atender os idosos mais vulneráveis. Eles contam com acompanhamento psicológico, de saúde e, em alguns casos, são internados nas três ILPIs (Instituições de Longa Permanência do Idoso) conveniadas com a administração.
“Temos visto casos que chamam a atenção e os idosos mais vulneráveis estão nesta rede de proteção especial. O objetivo é ajudar na organização de benefícios, serviços, na vigilância e proteção social e a defesa dos direitos socioassistenciais dessa parcela da população”, disse o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo.
Ainda este ano, Caraguatatuba vai inaugurar uma Instituição de Longa Permanência Municipal para ofertar 39 vagas totalmente gratuitas para idosos em situação de vulnerabilidade.
O prefeito Aguilar Junior já determinou ainda que seja criado um botão do pânico por meio de aplicativo para o atendimento imediato dos idosos.
“Assim como temos das mulheres (Caraguá pra Elas) e o da comunidade escolar (SOS Escola), nosso objetivo é criar um mecanismo mais ágil de atendimento aos idosos vítimas de violência que tenham medida protetiva. Que a gente possa mostrar para Caraguatatuba, que além de ser uma cidade inclusiva, acolhedora, de povo ordeiro, também é uma cidade que respeita e garante a segurança do idoso”, destaca o prefeito.