Até o momento, Caraguatatuba imunizou contra gripe, 45% do público alvo prioritário. A Secretaria de Saúde alerta para importância da vacinação neste período de inverno e reforça que a população tem até 30 de junho para se vacinar.
Segundo o secretário de Saúde, Gustavo Boher, com a queda de temperatura, o ar fica mais seco e facilita o ressecamento das vias respiratórias, diminuindo a produção das mucosas, que são os anticorpos para defesa do organismo. “Com isso, o corpo fica mais vulnerável para infecções virais, além de que, com o frio a tendência é as pessoas ficarem mais tempo em ambientes fechados, onde favorece a transmissão do vírus da gripe”, explica.
Por isso, a vacinação é tão importante, principalmente nos grupos prioritários mais vulneráveis para contaminação, como idosos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e crianças de seis meses a cinco anos de idade.
O imunizante contra gripe está liberado para todas as pessoas acima de seis meses de idade. A vacina é segura, efetiva e pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional. A dose protege contra as novas cepas do vírus H1N1, H3N2 e Influenza tipo B.
Caraguatatuba já vacinou 28.212 pessoas, sendo 19.773 do grupo prioritário. O número ainda é considerado baixo para cobertura vacinal.
Para se vacinar, a população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto da Tabatinga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. É necessário levar documento com foto e a Carteira de Vacinação.