A 2ª edição do festival de fotografia “Retratos de Bertioga” acontece nos dias 14, 15 e 16 de julho, no Parque dos Tupiniquins, no Centro. O evento realizado para os amantes de fotografica terá palestras e oficinas ministradas por profissionais renomados, como Bob Wolfenson. Considerado um dos maiores fotógrafos da América Latina, ele possui obras expostas nos acervos do Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Brasileira da Faap, entre outras coleções.
SOBRE OS CONVIDADOS
Bob Wolfenson
Iniciou a carreira aos 16 anos como assistente de fotografia na Editora Abril onde permaneceu por quatro anos. Em 1974, passou a trabalhar como freelancer, fazendo algumas revistas técnicas da Editora Abril. Em 1978, montou seu primeiro estúdio e estudou Ciências Sociais.
Em 1982 mudou-se para Nova Iorque, trabalhou como assistente do fotógrafo norte-americano Bill King. De volta ao Brasil, sua carreira tomou novo rumo e, a partir de 1985, começou a fazer editoriais para diversas revistas. A consagração como fotógrafo veio após a exposição Jardim da Luz, em 1996, no Museu de Arte de São Paulo.
Foi responsável por vários ensaios para a Playboy e diversas capas e editoriais de moda. Em 2004 realizou a exposição Antifachada – Encadernação Dourada no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado, e suas fotos passam a pertencer a diversas coleções, museus e instituições de arte. MAB – FAAP
Atualmente é considerado por muitos como um dos maiores fotógrafos da América Latina. Bob Wolfenson fotografou dezenas de top models efez muitas campanhas publicitárias importantes.
Valdemir Cunha
O fotógrafo paulistano traz em sua trajetória 14 livros publicados. Grande parte das obras possui abordagem documental, tendo como tema principal o povo, a cultura e a geografia brasileira, comos: Jorge ressignificando Amado, e Fogo: A idade do aço; os dois pela Editora Origem.
Adriano Gambarini
Fotógrafo profissional desde 1991, com vasta experiência em documentação de expedições a regiões remotas. Vencedor do Prêmio Comunique-se 2019. Geólogo de formação com especialização em Espeleologia é fotógrafo da National Geographic Brasil e colunista da Agência Ambiental OECO. Atua como produtor, diretor de fotografia e roteirista de documentários e vídeos indigenistas, antropológicos e ambientais. É autor fotográfico de 18 livros de arte.
Administra um foto arquivo pessoal com 400 mil imagens do Brasil, Antártida e 40 países, com ênfase na biodiversidade, ecossistemas, cavernas, vida selvagem, modos de vida e cultura de grupos étnicos, arquitetura e cidades históricas.
Renan Nakano e Alex Gimenes
Renan Nakano e Alex Gimenes são professores, autores e fotógrafos. Eles atuam como agentes culturais, produtores de ações nas áreas das artes visuais e fotografia. Renan Nakano é pós-graduado em Comunicação e Mídia e especialista em Marketing & Promotion pela University of Georgia, Comunicação Integrada pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e, Digital Photography – Harvard University. Alex Gimenes é graduado em Comunicação Digital Fotografia e pós-graduado em Comunicação Empresarial e Institucional, e em Comunicação e Mídia.
PROGRAMAÇÃO
14/07/2023 – sexta-feira
Abertura da exposição às 18h, com a palestra sobre fotografia documental como ferramenta de desenvolvimento sócio ambiental, ministrada pelo fotógrafo com 27 livros publicados, Valdemir Cunha.
15/07/2023 – sábado
Das 10h às 13h oficina O Retratista, sobre o processo fotográfico histórico de Cianotipia, ministrada pelos professores, autores e fotógrafos Renan Nakano e Alex Gimenes. O método de impressão fotográfica com emulsão fotossensível, é baseado em sais de ferro, em que reagentes químicos revelam imagens em tons de azuis após exposição à luz solar.
Das 14h30 às 16h roda de conversa – Análise de mobgraFias vencedoras do Mobile Photo Festival 2023 (Rojas/mediador, Tom Leal e Letícia Trindade).
Das 16h30 às 18h30 – Palestra: A fotografia como essência. A trajetória de um fotógrafo, ministarda pelo vencedor do Prêmio Comunique-se na Categoria Profissional da Imagem, e autor fotográfico de 19 livros, Adriano Gambarini.
Das 19h às 21h – Palestra ministrada por Bob Wolfenson, fotógrafo que possui obras nos acervos do Museu de Arte de São Paulo (Coleção Pirelli-Masp), no Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Museu de Arte Brasileira da Faap, no Itaú Cultural, entre outras coleções nacionais e internacionais. O profissional falará sobre história de momentos da própria carreira.
16/07/2023 – domingo
Das 8h às 12h – saída fotográfica monitorada.
Das 9h às 12h – oficina de Cianotipia.
Foto: Flávia Faustino