Dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Caraguatatuba apontam que de janeiro a abril de 2023 foram realizados 6.996 atendimentos de pacientes com sequelas adquiridas após contrair a Covid-19.
O atendimento se refere a pacientes com sintomas crônicos de síndrome pós Covid-19. Mesmo após a recuperação, alguns pacientes adquirem algum tipo de sequela, como fadiga, cansaço, fraqueza, mal-estar; falta de ar, fibrose nos pulmões e/ou rins, perda de paladar e olfato (temporária ou duradoura), dores de cabeça, distúrbios do sono (insônia), depressão e ansiedade, além do agravamento de doenças pré-existentes.
Entre janeiro e abril deste ano, foram realizados atendimentos nas mais diferentes áreas: 3.117 atendimentos de clínico/pneumologia/endocrinologia, 1.048 atendimentos para sessões de câmara hiperbárica (para melhorar feridas crônicas e pacientes com quadro respiratório arrastado), 1.092 atendimentos de psicologia, 719 de nutrição, 704 de fisioterapia respiratória, 163 de espirometria e 153 atendimentos de acupuntura.
“Por incrível que pareça, muitas pessoas ainda têm sequelas por conta de ter contraído a Covid-19. Esses pacientes apresentam cansaço, dores, falta de ar, além da úlcera de pressão para aquelas pessoas que ficaram entubadas muito tempo. O importante é que os pacientes sejam cuidados com tratamento correto”, destaca o secretário de Saúde, Gustavo Boher.
O atendimento é feito através de encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).