O inverno mal começou no litoral e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) já registram em uma semana, aumento de 20% nos casos de síndrome gripal. A Prefeitura de Caraguatatuba reforça a importância da vacinação contra gripe e Covid-19, principalmente neste período de baixa temperatura.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, na última semana, as três UPA’s registraram em um dia 1.170 atendimentos. Nesta segunda-feira (26), o atendimento subiu para 1.408, 736 apenas na UPA Centro.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher faz um alerta com a chegada do inverno, que além do frio, o clima de ar seco propicia o aumento de doenças respiratórias.
“A atenção vai para evolução das síndromes respiratórias para síndromes respiratórias agudas graves, como falta de ar ou dificuldade para respirar, sensação de pressão no peito, baixa na saturação de oxigênio, resultando em doenças como pneumonia, bronquite, entre outras”, explica o secretário.
No frio a tendência é as pessoas ficarem mais tempo em ambientes fechados favorecendo a transmissão do vírus. Por isso, é importante a imunização contra gripe que está aberta para toda população acima de seis meses de idade.
A vacina bivalente contra Covid-19 está liberada pessoas com mais de 18 anos de idade, pacientes imunossuprimidos e com comorbidades, a partir de 12 anos de idade, grávidas e puérperas.
A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto da Tabatinga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. É necessário levar documento com foto e a Carteira de Vacinação.
Confira o endereço das unidades de saúde: https://tinyurl.com/mu6atwdc.