Neste final de semana (1º e 2), Caraguatatuba recebe mais um evento esportivo, a 2ª Prova de Pesca Municipal ‘Vilma Domiciano’. O campeonato promete reunir mais de 150 participantes, na praia do Massaguaçu, nas categorias feminina e masculina.
A prova receberá participantes do Paraguai e de diversos estados brasileiros, como Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
O evento ocorrerá em duas fases, sendo a primeira no sábado (1º), das 13h às 17h, e a segunda no domingo (2), das 7h às 11h. As provas serão pontuadas em 20×1, ou seja, são 20 pontos por peça e um ponto para cada grama do peixe fisgado.
Segundo a organização do evento, todos os peixes pescados durante as disputas serão doados para uma instituição social do município.
Os competidores que forem ao pódio, o que capturar o maior peixe e o que fisgar a maior quantidade de peças, receberão troféus de 1º ao 5º lugar.
A prova tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e da empresa Pescados Hasegawa.
Homenageada
A prova leva o nome da caraguatatubense Vilma de Souza Domiciano, que faleceu em 2017 aos 62 anos, sendo reconhecida como uma das maiores atletas da pesca esportiva do Brasil e do mundo.
Além de inúmeros títulos estaduais e nacionais, ela também conquistou o hexacampeonato mundial na modalidade surfcasting (pesca de terra-firme) com a Seleção Feminina Brasileira de Pesca, na África do Sul, em 2010.
Nascida na antiga Fazenda dos Ingleses, Vilma começou no esporte no final dos anos 70, com o apoio do marido, Edmur Domiciano, também campeão sul-americano pelo Brasil, e conhecido pelo incentivo à pesca de lançamento em Caraguatatuba.
Exemplo de atleta, Vilma Domiciano também foi campeã com a equipe nos campeonatos mundiais de pesca de 1988 e 2001 (França); 1995 e 1998 (Portugal); e 2007 (Brasil).