Caraguatatuba tem reforçado a importância do uso dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) para o descarte adequado de bitucas de cigarro em grande quantidade.
Através do projeto “Caraguatatuba sem Bitucas”, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, tem expandido o número de coletores e PEV’s espalhados pela cidade, especialmente em locais estratégicos, como praias e pontos turísticos.
A cidade já conta com três PEV’s em funcionamento: no Ecoponto Tinga, Ecoponto Martim de Sá e na Secretaria de Meio Ambiente. Esses locais foram escolhidos para serem exclusivos para o armazenamento de bitucas de cigarro, especialmente em casos de descarte em grande quantidade.
A prefeitura enfatiza a importância de empresas, comércios e até mesmo indivíduos que são fumantes diários a reunirem suas bitucas e descartá-las de uma só vez nos pontos de entrega disponíveis na cidade. Por meio desta ação, os munícipes contribuem com os trabalhos executados pelas empresas Poiato Recicla e Flow Sustentável, que são as responsáveis pelo manejo adequado desse tipo de resíduo.
O principal objetivo do projeto é diminuir a quantidade de bitucas de cigarro jogadas no meio ambiente, proporcionando assim uma destinação correta para estes materiais. O descarte em grande escala auxilia as empresas na coleta das bitucas e sua posterior entrega às usinas de descontaminação.
É válido ressaltar que as bitucas de cigarro são consideradas resíduos tóxicos e não devem ser descartadas de forma inadequada por serem extremamente poluentes. Com o projeto “Caraguatatuba sem Bitucas”, a Prefeitura disponibiliza atualmente 16 coletores, além dos três PEV’s.
Estes coletores ficam em locais estratégicos como o Mirantes da Orla (Por do Som), Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Complexo Turístico do Camaroeiro, Parque Trombini, Feira do Artesão e Calçadão. Além desses locais, as praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha têm três totens com cinzeiros de praia confeccionados com bambu para que o banhista possa descartar as cinzas e as bitucas.
Os novos dispositivos estão colocados no Paço Municipal (Centro), Praça Cândido Mota (Centro), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro (Jardim Primavera), Pronto Atendimento do Massaguaçu, UPA Sul (Perequê-Mirim), Cemitério Municipal Recanto das Flores (Indaiá), Ambulatório Médico de Especialidades (AME – Indaiá), Delegacia de Polícia (Jardim Primavera), Etec de Caraguatatuba (Indaiá) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – Indaiá).
É importante mencionar que o projeto é financiado pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente, sendo devidamente aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente. A participação ativa da população é fundamental para o sucesso desse projeto e para a construção de uma cidade mais sustentável.
Endereço dos PEV’s
– Ecoponto Tinga: Avenida Rio Grande do Norte, Tinga – rua principal da Feira do Rolo
– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, Martim de Sá – próximo a Praça do ParCão.
– Secretaria de Meio Ambiente: Rua Santos Dumont, 502 – Centro