A população paulista ganhará amanhã, 29 de junho, 14h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, um espaço democrático para debater soluções concretas para o combate aos maus-tratos contra os animais e a criação de políticas públicas para a causa da defesa animal. A Frente Parlamentar de Proteção e Defesa dos Animais no estado de São Paulo unirá a sociedade civil e os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário para alcançar soluções palpáveis para a causa animal. “Será na Frente de Proteção Animal que daremos mais valor e garantiremos mais direitos para os animais. Só recentemente o animal foi reconhecido como ser senciente, levando ao suporte jurídico para enfrentar os que tratam animais como objetos, desconsiderando o valor de suas vidas. Buscaremos tirar do cenário estadual a inércia do governo, dando condições para que políticas públicas de proteção animal sejam criadas disseminando castração, vacinação, registro animal e, principalmente, conscientização desde a infância até a melhor idade”, explica o deputado estadual Rafael Saraiva, ativista da causa animal, presidente e coordenador da Frente Parlamentar.
Os animais precisam do resguardo do Estado para ter seus direitos preservados e a legislação precisa ser mais rigorosa para combater a venda ilegal de animais, o tráfico de animais silvestres, o abandono, maus-tratos e todo o tipo de agressão à vida animal. “Eles não têm voz, mas nós temos. Chega de enxugar gelo. Já levamos muitos criminosos para a cadeia em nossas ações de resgate. Já criamos projetos de lei para a proteção e defesa animal. Mas o Estado tem que ser consciente que a população animal também precisa de recursos do estado para sua saúde, segurança e preservação da vida”, ressalta Saraiva. “E é para nortear as políticas públicas que levarão o estado a essas entregas que precisamos de toda a sociedade nos trabalhos da Frente Parlamentar. É importante compreendermos porque não temos campanhas de vacinação em todas as localidades do estado, o porquê as polícias civil e militar não atendem denúncias de mais tratos e quais são as outras ações que se fazem necessárias e urgentes para a proteção da vida dos animais”, complementa o deputado estadual.
Protetores independentes, ONGs de proteção animal, representantes da sociedade civil, legisladores e demais autoridades estaduais e federais confirmaram participação.
SERVIÇO
Instalação da Frente Parlamentar de Proteção e Defesa dos Animais no estado de São Paulo
Data: 29 de junho de 2023, 14h
Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Auditório Franco Montoro
Mais informações para a imprensa e confirmações de participação com Lisandra Martins pelo whatsapp 11 97222-5529.