O prefeito Aguilar Junior recebeu no gabinete, nesta quinta-feira (29), a equipe da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Caraguatatuba, para apresentar o projeto “Homem Sim, Consciente Também”, que conscientiza o público masculino com perfis violentos e, consequentemente, reduz as ocorrências de violência doméstica contra mulheres.
Segundo a delegada Patrícia Casanova Crivochein, muito se fala na proteção da mulher, da criança e do adolescente, porém, pouco se trata de temas voltados à ressignificação masculina, saindo do perfil tóxico para o positivo do homem.
“Na maioria das vezes, esses homens foram criados em lares destruídos, desestruturados, sem afeto e respeito, e o reflexo é um ambiente familiar cercado de violência. A ideia é trabalhar este público, de forma voluntária, para que tenha um autoconhecimento e entenda a questão de violência, enfrentando preconceitos e principalmente, o machismo”, explica a delegada.
O projeto está previsto para iniciar em agosto e serão realizados seis encontros no prédio da OAB Caraguatatuba. Por meio de uma equipe multiprofissional serão trabalhados diversos temas das principais áreas da vida, demonstrando a possibilidade de quebra da insegurança para admitir desconhecimentos ou fraquezas. Os participantes poderão frequentar os grupos por indicação da rede de atendimento do município ou demanda espontânea.
Para a inclusão nos grupos não precisa ter qualquer envolvimento com processos cíveis ou criminais, ou determinação judicial, sendo possível demanda espontânea (interesse dele em aprender uma nova visão de vida), indicação de familiares ou amigos, indicação da rede municipal ou estadual.
O prefeito Aguilar Junior destacou que todo projeto que visa combater a violência contra a mulher é bem-vindo na gestão municipal. “Já implantamos diversas ações e projetos para acolher mulheres vítimas de violência e ter um projeto voltado ao homem é de extrema importância para evitar novos casos no futuro”, disse.